sexta-feira, janeiro 30, 2015

Jose Scheinkman to receive CME Group-MSRI Prize in Innovative Quantitative Applications

Jose Scheinkman to receive CME Group-MSRI Prize in Innovative Quantitative Applications

"CME Group-MSRI Prize recognizes individuals who contribute original concepts in mathematical, statistical or computational methods for the study of the markets' behavior and global economics.  Scheinkman, Edwin W. Rickert Professor of Economics at Columbia University, Theodore A. Wells '29 Professor of Economics (emeritus) at Princeton University and a Research Associate at the NBER, has done extensive research on this year's panel topic.  His focus has been on building mathematical models that shed light on a variety of economic and social phenomena.  Phenomena such as: economic fluctuations, the nature of competition, the growth of cities, informal economic activity, the spatial distribution of crime, and the dynamics of price bubbles."


E isso é uma lista bem modesta de contribuições ...

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Novas Aquisições - Mastering Metrics


Mastering Metrics - The Path From Cause to Effect. Joshua Angrist e Jörn-Steffen Pischke

Esse livro pode ser visto como uma sequência do Mostly Harmless Econometrics, dos mesmos autores. Em termos de métodos existe uma grande sobreposição (regressão, iv, regression discontinuity), mas com uma enfase maior em interpretações causais. O livro é ainda mais leve em termos matemáticos, o que é relevante já que aumenta bastante o público possível. O foco é muito mais em interpretações e intuições, e esse é o grande diferencial do livro. O primeiro capítulo sobre randomized trials é especialmente claro e importante, e as discussões sobre alguns artigos clássicos sobre inferência causal são muito interessantes também. O capítulo sobre variáveis instrumentais é também bastante relevante, já que foge da abordagem um tanto mecânica de IV em regressão. No geral eu achei esse livro mais interessante e divertido que o Mostly Harmless Econometrics.
A grande questão é onde usar esse livro. É um ótimo complemento/introdução para um curso de econometria e análise de políticas, mas a omissão de métodos mais detalhados impede o uso como material básico. O outro grande problema está no título - econometria é muito mais que regressão, iv, rd e diff-in-diff (como discutido na análise do MHE pelo Francis Diebold).
Mas de forma geral é uma leitura importante e vai ter um grande público. Por exemplo boa parte dos artigos empíricos em finanças corporativas usam essa forma de abordagem causal, e assim já existe uma grande demanda.

 

Prioridades e tal

Pilha de prioridades e responsabilidades um tanto elevada. Atualizações acabaram infelizmente soterradas, mas espero que elas vejam um pouco de luz do dia agora.