quinta-feira, julho 31, 2014

Diversão global


Isso é o que eu chamo de diversão global (ou melhor, na esfera).  Nova pesquisa em andamento.

quarta-feira, julho 30, 2014

SBFIN 2014

Semana passada ocorreu o 14 Encontro Brasileiro de Finanças. O  encontro manteve o mesmo elevado padrão de convidados, com ótimas apresentações de Ravi Jagannathan, Mikhail Chernov, Ian Martin, Patrick Bolton , Ailsa Roell e  Ivan Shaliastovich, que foram bem equilibradas entre investimentos, apreçamento e finanças corporativas, e também no nível técnico.
O mini curso do Murilo Campello também foi um dos pontos altos do evento, e seria útil não somente para um público de finanças.  Nesse ano também achei as sessões ordinárias bastante homogêneas, e quase todos os artigos que vi apresentados tinham uma contribuição relevante.
Eu acredito que a Sociedade Brasileira de Finanças, especialmente por todas suas diretorias, tem um papel fundamental na evolução dessa área no Brasil. É notável o impacto que os encontros e a Revista Brasileira de Finanças tem no aumento do nível das pesquisas e na prática. É preciso reconhecer a dedicação e o esforço que as diretorias tem em cada encontro, especialmente pela composição dos convidados e pelas inglórias dificuldades em gerir um sociedade acadêmica e organizar encontros.  

Ladeira abaixo

Triste, mas absolutamente previsível o episódio do Santander. O mais impressionante é que a reação do governo gera um impacto muito mais negativo que a análise em si. Se deixasse passar em branco não teria impacto nenhum. Só mais um exemplo do primitivo estado institucional que temos nesse país.

quinta-feira, julho 17, 2014

Sangue jovem



Esse é o cara. 

terça-feira, julho 15, 2014

Programação - 14º Encontro Brasileiro de Finanças - 2014

quarta-feira, julho 09, 2014

The video game that maps the galaxy

The video game that maps the galaxy

Reportagem do New Yorker sobre a renderização de galaxias no Elite, baseada e usada em pesquisas astronômicas.


Novas Aquisições - Speculation, Trading and Bubbles



Speculation, Trading and Bubbles- José A. Scheinkman 


É impressionante a lista de contribuições fundamentais de Scheinkman a ciência econômica (otimização dinâmica, interação social, dinâmica não linear, controle robusto), estatística (processos de difusão, componentes principais não lineares) e uma imensa lista de contribuições em finanças. Ele definiu algumas das bases matemáticas mais importantes de finanças e economia. 
Nesse trabalho, que é o resultado de uma Kenneth Arrow Lecture Series, ele apresenta seu modelo de bolhas em mercados financeiros baseado em crenças heterogêneas e custos desiguais de trading. Embora existam alguns outros modelos de bolhas racionais, esse é o mais sólido em termos de interpretação e consistência empírica.  A apresentação do modelo é realizada com a clareza habitual, mostrando o alcance e as limitações desse modelo. 
Além da apresentação do modelo o livro conta com discussões de Patrick Bolton, Sanford Grossman, Kenneth Arrow e Joseph Stiglitz.  

terça-feira, julho 08, 2014

Novas Aquisições - Bayesian Non- and Semi-parametric Methods and Applications


Bayesian Non- and Semi-parametric Methods and Applications. Peter Rossi

Esse é o mais novo livro na série "The Econometric and Tinbergen Institutes Lectures", que já lançou outras monografias excelentes de Robert Engle, John Geweke, e Francis Diebold que eu já resenhei aqui. Nesse livro Rossi aborda métodos semi e não paramétricos em uma perspectiva Bayesiana, usando principalmente formulações baseadas em misturas de normais e processos e distribuições de Dirichlet, que são as formais mais usadas destes métodos em estimações Bayesianas.
O livro é uma excelente introdução a este tema, principalmente pela linguagem mais econométrica que estatística. Alem disso as aplicações são não triviais, como modelos de Variáveis Instrumentais e Random Coefficient Models.  Esse material complementa o outro ótimo livro do mesmo autor "Bayesian Statistics and Marketing",  Peter E. Rossi, Greg M. Allenby and Rob McCulloch.
Eu gostei em particular do cap 5 sobre Random Coefficient Models. A primeira vez que vi um seminário sobre o amplamente utilizado modelo BLP - Berry, Levinsohn e Pakes (1995) eu já havia pensado que ele era um modelo ideal  para uma estimação Bayesiana, enquanto que envolve algumas complicações computacionais na estimação usual que impedem generalizações. Nesse capitulo Rossi apresenta uma versão semiparamétrica do modelo de random coefficient logit que é bem interessante.

terça-feira, julho 01, 2014

Defesa Mestrado - Ana Carolina Santana Minioli

Defesa Mestrado - Ana Carolina Santana Minioli Defesa - Mestrado
Data: 04/07/2014, às 10h00 Local: Sala da Congregação, Bloco A da FEA-RP
Autor(a): Ana Carolina Santana Minioli
Título: Modelagem de curvas de juros usando amostragem de frequências mistas
Orientador(a): Prof. Dr. Marcio Poletti Laurini
Banca - Márcio Diniz (UFSCAR)
             Milton Barossi (USP)

 Resumo: Neste trabalho, propomos um modelo dinâmico de estrutura a termo de taxas de juros com variáveis macroeconômicas baseado na formulações de Diebold e Li (2006) e Nelson e Siegel (1987) (DNS). A estrutura de estimação proposta permite utilizar dados de frequências distintas, combinando observações diárias de curvas de juros e mensais de variáveis macroeconômicas de interesse através de uma estrutura MIDAS − Mixed Data Sampling. Também utilizamos uma estrutura de volatilidade estocástica multivariada para os fatores latentes e variáveis macroeconômicas e também permitimos que o parâmetro de decaimento do modelo DNS varie no tempo, permitindo capturar mudanças na estrutura de volatilidade condicional e no formato das curvas em períodos longos. O procedimento de estimação é baseado em métodos Bayesianos usando Markov Chain Monte Carlo. Aplicamos este modelos para a curva de juros de títulos do Tesouro Americano entre 1997 e 2011. Os resultados indicam que incorporação de informações diárias e mensais em um mesmo modelo permite ganhos significantes de ajuste, superando as estimativas usuais baseadas em modelos sem informações macroeconômicas e nos métodos usuais de estimação do modelo de Diebold e Li (2006).