quarta-feira, janeiro 29, 2014

Back to School

Com as aulas voltando, sempre é bom lembrar do melhor filme sobre o tema. A segunda cena com o Kurt Vonnegut é lendária.

Terry Bozzio - Drum Performance

O roadie do Bozzio deve receber umas boas horas extras para montar e desmontar isso.

segunda-feira, janeiro 27, 2014

Artigo aceito para publicação - Forecasting the term structure of interest rates using integrated nested Laplace approximations. Journal of Forecasting

O artigo " Forecasting the term structure of interest rates using integrated nested Laplace approximations", que fiz em co-autoria com Luiz Hotta, foi aceito para publicação no Journal of Forecasting. Ótimas notícias!!!

sábado, janeiro 25, 2014

Artigo aceito para publicação - Apreçamento Não-Paramétrico de Opções sobre Taxas de Juros.

O artigo Apreçamento Não-Paramétrico de Opções sobre Taxas de Juros, que eu e o meu agora excelente ex-aluno Roberto Mauad fizemos foi aceito para publicação no Brazilian Review of Econometrics. A ideia é discutir a implementação não-paramétrica de modelos Heath-Jarrow-Morton através de diversas formulações usando regressão por Kernel, verificando o desempenho em amostras finitas e em algumas aplicações, incluindo opções sobre IDI. Foi um trabalho bem divertido de ser feito, em especial pelo Roberto ter sido meu primeiro aluno de mestrado aqui na Fea-RP.

DNS/AFNS Yield Curve Modeling FAQ's - Francis Diebold

DNS/AFNS Yield Curve Modeling FAQ's



Material sobre modelos dinâmicos de Nelson-Siegel e suas versões afins, pelo mestre do tema, Francis Diebold. É incrível quantas nuances desta classe de modelos tem sido estudadas.  A formulação afim/livre de arbitragem é uma delas, mas diversas outras formas tem características interessantes em termos teóricos e práticos. 
Um fato interessante é que o método de  construção do modelo afim-NS tem muitas similaridades com o a versão afim com polinômios de Legendre que foi analisada pelo Caio Almeida, " Affine Processes, Arbitrage-Free Term Structures of Legendre Polynomials and Option Pricing", International Journal of Theoretical and Applied Finance , Vol. 8, 2, (2005), e mostra como o modelo NS e o modelo de Legendre podem ser visto como instâncias de uma classe geral de modelos não-paramétricos para a estrutura a termo de taxas de juros.
Outro ponto interessante são as bases matemáticas dos modelos afins, discutidas em  Martin Keller-Ressel, Walter Schachermayer, Josef Teichmann: Affine processes are regular, arXiv/0906.3392, Probab. Theory Relat. Fields 151 (2011), 591-611 ou   Christa Cuchiero, Josef Teichmann: Path properties and regularity of affine processes on general state spaces, arXiv/1107.1607, Séminaire de Probabilité XLV, 2013, que mostram a beleza matemática dessa classe de modelos. 

quarta-feira, janeiro 22, 2014

Every Step of The Way

segunda-feira, janeiro 13, 2014

Os novos economistas do Brasil.

Matéria da folha sobre as linhas de pesquisa dos novos economistas do Brasil. 

Acho que mais que uma mudança de temas, é uma mudança de atitude. O fato de termos vários especialistas de renome mundial apenas mostra que é fundamental investir em formação e inserção internacional.
Quase nenhum economista importante se importa mais com as velhas discussões heterodoxia vs ortodoxia, ciência social vs ciência exata/matemática ou discussões similares. Embora parte desta discussões sejam (infelizmente) relevantes para política econômica na América Latina, em termos acadêmicos não são relevantes há uns 30 anos. O único aspecto que precisa ser modificado é uma brutal modernização do currículo básico da graduação de economia. Algo que as melhores escolas já fizeram, mas ainda penaliza uma boa parte dos alunos de graduação.
Acho muito mais importante dar aos alunos uma boa formação em temas como finanças, organização industrial, matemática, estatística, políticas publicas, etc,  do que perder horas e mais horas lendo Marx, Joan Robinson e outros seres perdidos no tempo.

terça-feira, janeiro 07, 2014

Novas Aquisições - Stochastic Models, Information Theory, and Lie Groups





Stochastic Models, Information Theory, and Lie Groups, Volume 1: Classical Results and Geometric Methods
Stochastic Models, Information Theory, and Lie Groups, Volume 2: Analytic Methods and Modern Applications
Gregory S. Chirikjian

Grupos de Lie, Análise de Fourier, Cálculo de Variações, Integração Estocástica, Matrizes Aleatórias, Transporte ótimo, Teoria de Informação e Codificação ... está tudo aí, e até onde li com uma apresentação bastante clara para o nível de dificuldade dos temas abordados. Diversão para os próximos anos.



Novas Aquisições - An Introduction to Manifolds


An Introduction to Manifolds (Universitext) 
Loring W. Tu


Mais um excelente livro da coleção Universitext com uma introdução a teoria de Manifolds (Variedades). 

segunda-feira, janeiro 06, 2014

Novas Aquisições - Large Deviations and Applications


Large Deviations and Applications. S. R. S. Varadhan

A teoria de Large Deviations trata do estudo de probabilidades de eventos raros (tails events), e o estudo dessas propriedades é um tema cada vez mais importantes em econometria.  Varadhan deu a moderna formulação dessa teoria, e esse livro da SIAM é uma coletânea de notas sobre o tema. 
Uma curiosidade - a edição que eu comprei pertenceu ao grande probabilista Frank Spitzer. 

quarta-feira, janeiro 01, 2014

Hamiltonian Monte Carlo




Nesses dias a toa estou implementando a estimação Bayesiana de  modelos de finanças, (Diebold-Li, Stochastic Volatility, Jump Diffusions) usando métodos de Hamiltonian Monte Carlo. Os resultados parecem impressionantes - com apenas 100 iterações os parâmetros e hiperparâmetros já se encontram na distribuição estacionária.  Diversão garantida nesses dias.