sexta-feira, setembro 19, 2014

Novas Aquisições - High-Frequency Financial Econometrics


High-Frequency Financial Econometrics - Yacine Aït-Sahalia e Jean Jacod. 


Uma grande dificuldade na literatura recente de econometria de finanças, especialmente modelos de volatilidade realizada e dinâmicas intraday estava na explosão de métodos e modelos utilizados. Agora que essa literatura amadureceu, temos esse novo compêndio do  Yacine Aït-Sahalia e Jean Jacod sobre os principais métodos usados. De forma geral o foco do trabalho está nos métodos probabilísticos usados nessa literatura. Assim o livro pode ser visto como uma discussão  de processos de Levy e  métodos de discretização aplicados a estimação de volatilidade realizada, saltos e modelos de microestrutura. 
É um livro de probabilidade aplicada, e o nível está longe de ser introdutório, Mas é possível notar que existe um grande esforço em dar uma interpretação econômica para os métodos discutidos.  Os resultados em finanças estão mais ligados aos trabalhos do Yacine Aït-Sahalia e Jean Jacod, mas  de forma geral o livro apresenta um panorama detalhado de toda essa literatura. Além disso serve como um ótimo livro sobre difusões e processos de Levy. 




2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Márcio,

vc indica algum livro introdutório sobre o assunto?

grande barço,

pedro correia

12:52 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

Pedro

Um bom material para iniciar são as notas do Eric Zivot sobre high frequency data. Estão mais no final da página, são as notas de alguns minicursos que ele deu.

http://faculty.washington.edu/ezivot/ezresearch.htm

[]s

1:38 PM  

Postar um comentário

<< Home