quinta-feira, novembro 15, 2012

Novo Working Paper - Poverty Elasticity: a New Empirical Approach

Poverty Elasticity: a New Empirical Approach

Erik Figueiredo* and Márcio P. Laurini#
*Graduate Program in Economics, Universidade Federal da Paraíba
#FEA-USP Ribeirão Preto

Abstract: This note proposes a nonparametric estimation method controlled for endogeneity to calculate poverty elasticities for a panel of countries. Results show that usual estimates without control for endogeneity overestimate the growth elasticity of poverty.

Keywords: Poverty Elasticity, Endogeneity.



Esse foi um trabalho muito interessante de ser feito. Primeiro e principalmente  por trabalhar com o Erik, que é um especialista reconhecido em distribuição de renda e crescimento, e tem publicado muitos trabalhos importantes nesta área.
O segundo motivo é que permitiu a aplicação de métodos não-paramétricos com variáveis instrumentais, que é uma área de pesquisa em grande desenvolvimento teórico e aplicado,  e é realmente uma área muito bonita. Em especial os problemas matemáticos e estatísticos são muito interessantes - regularização, determinação do nível ótimo de suavizamento, etc.  Algo curioso é que os métodos de solução destes problemas que estão sendo desenvolvidos agora tem uma raiz forte nos trabalhos de splines da Grace Wahba dos anos 60, relacionados a solução de equações integrais.