domingo, julho 22, 2012

12 Encontro Brasileiro de Finanças - Impressões

De forma geral, foi um congresso muito bom, e refletiu o esforço da direção da Sociedade Brasileira de Finanças e dos organizadores do Encontro. Todos os convidados fizeram apresentações muito boas, e em especial em gostei muito das apresentações e comentários gerais do Wayne Ferson sobre mensuração de performance e da apresentação do Jefferson Duarte sobre um novo fator com interpretações muito interessantes. O mini-curso do Robert Dittmar sobre long run risk foi muito bom, detalhado e com uma boa discussão das questões empíricas do modelo.
As sessões ordinárias que participei também foram de um ótimo nível. A sessão que eu coordenei, que tinha um foco mais macro com o artigo de DSGE da Andreza, o artigo sobre previsão de recessões usando painel de Yield Curves do Luis Felipe, o artigo sobre consumo do Marcos e uma análise de dependência usando redes Bayesianas do João Vinicius rendeu excelentes discussões.
Na primeira sessão que eu participei, tive ótimos comentários e críticas dos dois artigos que eu apresentei, vindos do Frank e do Bruno. Eu já gostava muito dos trabalhos do Frank sobre uma nova classe de modelos latentes, e esse novo artigo só consolidou minha visão sobre o potencial desta classe de modelos. O Bruno apresentou seu ótimo artigo sobre contágio em co-autoria com o Pedro Valls, e na parte de discussão do artigo para deleite do público o Pedro respondeu aos meus comentários com seu estilo característico e uma brincadeira com uma sigla para Gibbs sampling. Foi bem engraçado.
Na minha outra sessão tive ótimos comentários do André sobre nosso artigo de desempenho de fundos, e ele apresentou seu excelente artigo sobre otimização de carteiras de fundos de investimento em co-autoria com o Guilherme e o João. Eu já havia comentado com o João que o artigo com certeza ganharia um dos prêmios da Anbima, e eu não me enganei. O Victor apresentou outro ótimo artigo sobre uma interpretação dos Ted spreads como um fator financeiro. E finalmente um interessante artigo sobre previsão não-paramétrica da curva de juros do João Lamartine, uma área que me agrada muito pelas conexões entre support vector machines, RKHS e representações estocásticas de modelos de ETTJ
Aprendi bastante e me diverti muito. Com certeza foi muito bom.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Márcio, boa tarde!

Sabe qual é o nome do artigo do João Lamartine e onde posso encontrar para leitura?

Abs!

2:06 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

Todos os artigos estão no link abaixo:

http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/ebf/12EBF/schedConf/presentations

o artigo é esse:

ESTUDO COMPARATIVO DE PREVISÃO ENTRE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS, MÁQUINA DE SUPORTE VETORIAL E MODELOS LINEARES: UMA APLICAÇÃO À ESTRUTURA A TERMO DAS TAXAS DE JUROS PDF
José Lamartine Távora Jr, João Bosco Amaral Jr

4:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Márcio,
também gostei bastante do congresso e fiquei muito feliz em te conhecer pessoalmente, já que sempre fui sua fã! rsrsrs
Não gostei da minha apresentação, mas da próxima vez espero melhorar!
E a intervenção do Valls realmente foi muito divertida... Também não o conhecia pessoalmente...
Abraços
Andreza

9:57 PM  

Postar um comentário

<< Home