segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Revisionismo histórico

Meu livro favorito é 1984, de George Orwell. Ele, mais do que qualquer outra obra, ajudou a formar minha visão de mundo e me vacinou contra a insanidade do totalitarismo e suas vertentes.
Uma das questões mais importantes do livro está na reconstrução da história como ferramenta de dominação política, colocada na figura do infame Ministério da Verdade. Vemos a cada dia que o ministério da verdade sempre esteve presente. Dois exemplos recentes - essa greve da PM na Bahia, e a privatização dos aeroportos ocorrida.
Como esta greve tem um impacto negativo sobre o governo do PT, logo será dito que desde sempre o PT sempre foi contra greves de serviços essenciais, ignorando todo o fomento dado a estas greves pelo partido no passado.
Como a privatização gerou uma enorme receita, logo será dito que desde sempre o partido foi a favor destas privatizações, ignorando todo o passado. E da mesma forma nas próximas eleições o partido condenará as privatizações realizadas pelo PSBD, com a mesma verdade mutável.
É vivemos sobre o Ingsoc.