segunda-feira, outubro 31, 2011

The Dynamic Nelson-Siegel Approach to Yield Curve Modeling and Forecasting

O primeiro draft do tão aguardado livro " The Dynamic Nelson-Siegel Approach to Yield Curve Modeling and Forecasting" de Francis Diebold e Glenn Rudebusch está disponível para download e comentários na página do Francis Diebold.
O livro sumariza todas as análises derivadas do modelos dinâmico de Nelson-Siegel na análise da curva de juros, desde a primeira formulação dinâmica até as extensões para múltiplos mercados, restrições de não-arbitragem e modelos macro-finanças.
É uma leitura totalmente obrigatória para qualquer um que trabalhe com curvas de juros.

Os vários artigos do Caio e do Valentim nesta área estão citados no livro, e também os fundamentais artigos de macro-finance do Marco Lyrio. Fiquei imensamente feliz ao ver que meu artigo com o Luiz Hotta de 2008 "Bayesian Extensions of the Diebold-Li Term Structure Model,"e que foi publicado em 2010 também está citado no livro.

Cinema Paradiso

No õnibus, durante a volta para o Rio, estava passando Cinema Paradiso. E neste filme existe uma das melhores falas de todo o cinema (infelizmente não achei as linhas originais em Italiano):

Alfredo - "Living here day by day, you think it's the center of the world. You believe nothing will ever change. Then you leave: a year, two years. When you come back, everything's changed. The thread's broken. What you came to find isn't there. What was yours is gone. You have to go away for a long time... many years... before you can come back and find your people. The land where you were born. But now, no. It's not possible. Right now you're blinder than I am."

A versão que foi mostrada era a a versão internacional, e não a do diretor, que é mais complexa e triste. Eu gosto das duas versões.

sábado, outubro 29, 2011

Economia Regional e Urbana: Teorias e métodos com ênfase no Brasil

Economia Regional e Urbana: Teorias e métodos com ênfase no Brasil


Organizadores:

Bruno de Oliveira Cruz
Bernardo Alves Furtado
Leonardo Monasterio
Waldery Rodrigues Júnior



Dei uma olhada rápida no livro, e o resultado é muito interessante. O livro oferece uma introdução aos métodos teóricos e aplicados em análise regional, e também alguns tópicos mais avançados. É uma referência bastante útil, para iniciantes no tema e também para pesquisadores mais experientes.
Senti falta de um capítulo dedicado aos métodos Bayesianos em problemas espaciais, que são uma referência fundamental nestes problemas.
Não sei se esta já é a versão final do livro, mas percebi várias referências citadas no corpo do livro que estão ausentes nas bibliografias de cada capítulo.
Mas com certeza irei comprar uma versão impressa do livro.

Patético

Não existem palavras para descrever o absurdo dessa situação criada por estes "estudantes" na USP. Qualquer um que tenha estudado em uma universidade pública sabe que a única preocupação destes indivíduos é continuar com o tráfico e uso de drogas dentro dos campi.
O lado bom dessa situação é evidenciar o ridículo dessas nano-minorias.
Lembrei de um conhecido meu, que provavelmente estaria apoiando este movimento, que jurava que o Charlie Watts (baterista dos Rolling Stones) frequentava a moradia estudantil da Unicamp ...

Limitações e aprendizado

Uma das pesquisas que eu estou trabalhando é a aplicação de uma metodologia nova de inferência em alguns problemas importantes em finanças e econometria. Devido a algumas características dessa metodologia, a implementação e principalmente as propriedades deveriam ser muito boas nestes problemas.
Mas a cada passo desse estudo surgiram problemas que apontaram algumas limitações importantes, e embora em parte seja bastante desagradável pelo tamanho exponencial do esforço necessário em resolver cada problema, o ganho de conhecimento até agora já compensou em muito a soma destes problemas.

terça-feira, outubro 25, 2011

State Space Models in INLA

Nova versão do working paper sobre modelos em espaço de estado usando INLA.
Nesta versão foram adicionados alguns detalhes mais técnicos sobre a construção dos modelos em espaço de estado, e a consequência sobre a posterior. Esses detalhes são realmente importantes.

segunda-feira, outubro 24, 2011

Rexcel

Cristiano dá uma boa dica do uso do Rexcel, que permite usar o R através do Excel. Embora eu tenha ele instalado, raramente uso já que obviamento prefiro trabalhar diretamente com o R. Mas a dica é interessante, já que qualquer software com a interface COM pode usar essa conexão. Existe uma conexão dessa para o matlab, e o eviews a partir da versão 7 também tem uma conexão com o R.

sábado, outubro 22, 2011

Novas Aquisições - Continuous-Time Finance

Continous-Time Finance - Robert Merton

Como eu não tinha o clássico livro do Merton, acabei comprando uma cópia usada na Amazon. Em julho. Com a natural eficiência dos Correios brasileiros, minha cópia chegou apenas hoje.
E fiquei feliz, já que dava como perdida essa encomenda.

quinta-feira, outubro 20, 2011

Artigo aceito para publicação - "New Evidence on the Role of Cognitive Skill in Economic Development"

O artigo "New Evidence on the Role of Cognitive Skill in Economic Development" de Eduardo Andrade e Márcio Laurini, foi aceito para publicação no Economics Letters.

Notícia realmente muito boa !!!


terça-feira, outubro 18, 2011

The cult of significance

Resenha do Christian Robert sobre o livro "The cult of significance", de Stephen Ziliak e Deirdre McCloskey, que fazem uma avaliação crítica sobre o uso de testes de significância, com um foco especial em pesquisas em economia.

Eu não li o livro, mas no lançamento até tive um interesse. Mas ao ver a forma agressiva que era conduzida a discussão acabei deixando de lado a leitura, e o Xi'an tem a mesma opinião.

sábado, outubro 15, 2011

EBEB 2012

Repassando a comunicação sobre o EBEB 2012:

Gostaríamos de anunciar que teremos a publicação dos anais do EBEB 2012 - XI Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana. Os trabalhos passarão por um processo de revisão por pares e aqueles aceitos serão
publicados no "Conference Proceedings" da AIP
(http://proceedings.aip.org/).

Também estamos preparando o pedido FAPESP para o EBEB 2012 - XI Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana - cuja pagina já esta disponível em

http://www.brastex.info/ebeb2012/index.php

Solicitamos aos pesquisadores do Estado de São Paulo que quiserem receber auxílio para participação neste evento que nos enviem, ate o dia 31/10/2011, um abstract de uma página em formato PDF com uma
proposta de trabalho para apresentação oral ou poster pelo

e-mail: polpo@ufscar.br (e/ou adpolpo@gmail.com)

O subject/assunto do e-mail deverá ser: [EBEB 2012 - Auxilio FAPESP] O abstract deve conter o nome, e-mail, instituição/empresa (e, se possível, o link da página web institucional) do autor que apresentará
o trabalho.

Destacamos que o envio do abstract para o pedido FAPESP não exclui a necessidade de submissão do trabalho ao evento, sendo de responsabilidade dos autores submeter também o trabalho pela página do
evento (http://www.brastex.info/ebeb2012/index.php).

Agradecemos aos colegas que repassem estas informações a quem possa interessar.


Atenciosamente,

--- Adriano Polpo,
pelo Comitê organizador do EBEB XI

sexta-feira, outubro 14, 2011

Principles of Uncertainty

O excelente Principles of Uncertainty, do Prof. Joseph Kadane, um dos pesquisadores mais importantes em métodos Bayesianos, foi disponibilizado para download para uso não-comercial pelo Prof. Kadane, na homepage do livro.
Uma excelente leitura, como comentado pelo Christian Robert, que discute algumas particularidades na abordagem do livro.

quinta-feira, outubro 13, 2011

Derivativos e futuros (em R)





Terminei a implementação do sistema de gerenciamento de dados de futuros e derivativos a partir do R. Agora o sistema automaticamente baixa os dados da BM&F, armazena e faz todo o processamento necessário (gerenciamento de datas, interpolações, cálculos de preços e taxas, etc). Ficou mais simples de usar que meu sistema antigo em Perl, e por isso deve ser mais útil para os alunos.
Na figura a construção de uma curva a partir dos dados de DI1, e usando a visualização 3d usando RGL (não é muito clara, mas é bem divertida). Eu havia criado uma animação com rotações da figura, mas ficou meio pesada para colocar online.

Leitura do dia - Implied volatility surface: construction methodologies and characteristics

Space Proustian Experience



Não sei se foi pelas lembranças despertadas por uma triste perda, mas hoje uma série de memórias perdidas foi surgindo, muitas delas desconectadas. Mas uma que foi mágica foi a lembrança de um álbum de figurinhas de ficção científica que tive aos 8 anos de idade, o álbum S.P.A.C.E - Sistemas e Planos de Ataque a Comandos Estelares. Não lembrava do nome do álbum, mas lembrava de cada figura e especialmente do texto que acompanhava cada uma.
Mas a grande surpresa foi descobrir que existe um texto excelente sobre o S.P.A.C.E, e mais ainda uma versão em pdf do álbum completo, e foi um prazer enorme reler tudo. Obviamente naquela época não percebi, mas agora depois de centenas de livros de ficção científica é possível ver todas as referẽncias que estão no álbum, não só as que o álbum provavelmente influenciou (como as citadas no link sobre A ameaça fantasma, O ataque dos clones e aVingança dos Sith),
, mas também sobre as que influenciaram o próprio álbum. Uma bastante clara é a do Mote in God's Eye.
Bons tempos.

Novas Aquisições - Generalized Additive Models


Generalized Additive Models - An Introduction with R. Simon N. Wood

Eu já utilizava com frequência o pacote mgcv do Simon Wood, que é um dos melhores pacotes do R. E como precisei modificar algumas funções do pacote, também já havia visto a eficiência das implementações dele (o algoritmo de estimação por outer iteration é especialmente bonito e eficaz). Mas apesar dessa boa impressão, o livro do Wood é ainda melhor. Além da introdução a teoria e a aplicações de modelos aditivos (splines, tensor splines, thin plate, penalized splines, etc) o livro ainda tem dois capitulos excelentes sobre modelos lineares e sobre modelos lineares generalizados (GLM). O capítulo sobre modelos lineares é bem interessante já que deriva as propriedades do estimador linear usando a decomposição QR, que é o método computacional usual para estimação de modelos lineares. Ele também apresenta a forma normal, mas o uso da decomposição QR é bem interessante para obter as propriedades teóricas.
Os demais capítulos sobre modelos aditivos formam uma das melhores referências sobre o assunto, e fazem um par perfeito para um livro mais teórico como o Spline Models for Observational Data da Grace Wahba. Também há um capítulo sobre modelos lineares mistos e suas generalizações (linear mixed models e generalized linear mixed models).
E o livro, como prometido, é repleto de ilustrações usando o R. E mais ainda, é muito bem escrito, e com um tom divertido, como na introdução:

"Life is to short to spend too much of it reading statistics texts. This book is of course an exception to this rule and should be read to cover to cover ..."

Excelente aquisição.

quarta-feira, outubro 12, 2011

Math is the language of economics

Do site do Thomas Sargent uma recomendação fundamental:

Math is the language of economics. If you are an NYU undergraduate, studying math will open doors to you in terms of interesting economics courses at NYU and job opportunities afterwards. Start with the basics: take three calculus courses (up to and including multivariable calculus), linear algebra, and a good course in probability and statistics. These basic courses will empower you. After you have these under your belt, you have many interesting options all of which will further empower you to learn and practice economics. I especially recommend courses in (1) Markov chains and stochastic processes, and (2) differential equations.

Superb economists at NYU (e.g., Adam Brandenburger, Robert Engle, Roy Radner, Stanley Zin, Jess Benhabib, Douglas Gale, Boyan Jovanovic, David Pearce, Debraj Ray, Ennio Stacchetti, Charles Wilson, and others) have made notable contributions to economics partly because they are creative but also because they studied more math than others.

Ele também faz uma lista dos cursos sugeridos para um track de matemática, na NYU e em Stanford. A lista da NYU é mais completa, e tem uma série de cursos de métodos numéricos, e também uma série de cursos de probabilidade.
A boa notícia é um aluno de economia de uma grande universidade brasileira pode criar um track muito parecido com esse, já que a maioria dos cursos faz parte das formações básicas em matemática, estatística e computação.





've changed my ways a little; I cannot now
Run with you in the evenings along the shore,
Except in a kind of dream; and you, if you dream a moment,
You see me there.

So leave awhile the paw-marks on the front door
Where I used to scratch to go out or in,
And you'd soon open; leave on the kitchen floor
The marks of my drinking-pan.

I cannot lie by your fire as I used to do
On the warm stone,
Nor at the foot of your bed; no, all the night through
I lie alone.

But your kind thought has laid me less than six feet
Outside your window where firelight so often plays,
And where you sit to read--and I fear often grieving for me--
Every night your lamplight lies on my place.

You, man and woman, live so long, it is hard
To think of you ever dying
A little dog would get tired, living so long.
I hope than when you are lying

Under the ground like me your lives will appear
As good and joyful as mine.
No, dear, that's too much hope: you are not so well cared for
As I have been.

And never have known the passionate undivided
Fidelities that I knew.
Your minds are perhaps too active, too many-sided. . . .
But to me you were true.

You were never masters, but friends. I was your friend.
I loved you well, and was loved. Deep love endures
To the end and far past the end. If this is my end,
I am not lonely. I am not afraid. I am still yours.

The House Dog's Grave (Haig, an English bulldog), Robinson Jeffers

segunda-feira, outubro 10, 2011

Understanding Non-Bayesians

Como eu já fiz vários posts sobre contribuições do Sargent no passado, vou colocar um link para um trabalho recente do Sims sobre métodos Bayesianos, que na verdade é um draft de um capítulo de livro que não foi publicado. Está ainda completo, mas é muito interessante. Em especial ele comenta sobre alguns métodos clássicos que ainda não tem uma correspondência completa* em termos Bayesianos, como GMM, Variáveis Instrumentais e Métodos Não-Paramétricos.

Introduction

Once one becomes used to thinking about inference from a Bayesian perspective, it becomes difficult to understand why many econometricians are uncomfortable with that way of thinking. But some very good econometricians are either firmly non- Bayesian or (more commonly these days) think of Bayesian approaches as a “tool” which might sometimes be appropriate, sometimes not. This paper tries to articulate the counterarguments to a Bayesian perspective. There are some counterarguments that are frequently expressed, but are not hard to dismiss. Others, though, correspond to types of application where convenient, seemingly sensible, frequentist tools exist, while Bayesian approaches are either not yet developed or seem quite inconvenient. And there are also counterarguments that relate to deep questions about inference on infinite-dimensional parameter spaces and to corresponding pitfalls in the application of Bayesian ideas. Section II explains the difference between Bayesian and frequentist approaches to inference. Section III discusses commonly heard, but weak, objections, while section IV takes up subtler issues. Section V illustrates the subtler issues in the context of some specific models.
To relieve the reader’s possible suspense: My conclusion is that the Bayesian perspective is indeed universally applicable, but that “non-parametric” inference is hard, in ways about which both Bayesians and non-Bayesians are sometimes careless.




* - Na verdade existem várias formalizações de estimações Bayesianos de Momentos, Variáveis Instrumentais e diversas formas de métodos Bayesianos não-paramétricos, mas creio que ainda não exista uma forma consolidada de tratar destas metodologias. O próprio Zellner tem alguns artigos sobre Bayesian Method of Moments, e para contribuições mais recentes:

The Generalized Method of Moments in the Bayesian Framework and a Model of Moment Selection Criterion - Jae-Young Kim

Bayesian instrumental variables: likelihoods and priors, Econometric Reviews, by Hedibert Lopes and Nicholas Polson

Pessoalmente acho que o caminho para a construção de inferência Bayesiana sem a especificação completa da verossimilhança irá caminhar para metodologias de Approximate Bayesian Computation (ABC), uma metodologia com conexões muito fortes (e ainda pouco exploradas) com o príncipio de Inferencia Indireta.

Marcadores:

Empirical Macroeconomics

Thomas Sargent e Chris Sims

Americanos Thomas Sargent e Christopher Sims vencem Nobel de Economia

Parabéns !!! Thomas Sargent criou e recriou a macroeconomia moderna (várias vezes - expectativas racionais, contribuições fundamentais a moderna macroeconometria, seus trabalhos recentes sobre robustez, limitações de expectativas racionais, modelos com parâmetros variantes, etc, etc, etc, etc, etc, etc ...). O Miles Davis da Macroeconomia.
Chris Sims por ter criado a ferramenta básica de macroeconometria (Vetores Autoregressivos), e também por ter sido um dos principais defensores de métodos Bayesianos em Economia (junto ao Zellner).

Fiquei realmente feliz com essa premiação.

domingo, outubro 09, 2011

Revelado em sonho

Essa noite me foi relevado em um sonho que o White ganharia o Nobel amanhã.
Na verdade eu sonhei que eu estava comprando o Estimation, Inference and Specification Analysis do White e o vendedor queria me vender por quatro vezes o valor correto... mas tem que significar algo. Além do fato de eu precisar tirar umas férias.

sexta-feira, outubro 07, 2011

Problema resolvido

Consegui resolver o problema do irritante tratamento de erro do Windows que impedia o funcionamento correto das minhas rotinas de estimação usando INLA no R. Recompilei todo o fonte do INLA a partir do código fonte para Linux usando o Mingw.
Sem mais botões irritantes para apertar, agora posso rodar minha simulações sem esse problema.

Aproveitando - o windows tem algumas mensagens de erro geniais, mas a minha favorita é "O comando não pode ser executado - a estação de trabalho está desligada".

Mini-curso: A Primer in the Estimation of Dynamic Macroeconomic Models

A EPGE=FGV está oferecendo o mini-curso:

A Primer in the Estimation of Dynamic Macroeconomic Models
Prof. Jesus Fernandez-Villaverde
Seg, 07/11/2011 - 15:30
FGV - 11º andar - Auditório 1


Bom, um mini-curso com um dos principais pesquisadores em métodos de solução e estimação de modelos DSGE. Obviamente eu já me inscrevi.

Análise Técnica

Política Nacional de Informática

Com a morte de Steve Jobs e o Apple IIe, lembrei de uma das mais temíveis criações de nossos economistas e políticos "desenvolvimentistas" - a temível Política Nacional de Informática. Segundo eles criaríamos nossos Steve Jobs nacionais por decreto.
O resultado ? Um vácuo quase completo de 8 anos no desenvolvimento do país.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Adeus, Jobs.

Morre Steve Jobs. O primeiro computador que usei na vida foi um Apple II. Foi mágico. Continua mágico. Obrigado Jobs.

Nova edição - Structural Macroeconometrics

No final de outubro será lançada a segunda edição do Structural Macroeconometrics, do David DeJong e do Chetan David. Eu dei uma olhada rápida via Amazon, e parece que vale muito comprar essa nova edição.
Como colocado na introdução dessa nova edição, a principal mudança é uma avaliação mais crítica do uso do particle filter, e um destaque especial é dado ao Efficient Importance Sampler introduzido pelo Dejong, Dharmarajan, Richard e em especial pelo Guilherme Moura que agora está na UFSC. Ele é um dos melhores econometristas dessa nova geração, e um cara muito legal mesmo.
Já entrou na lista de compras.

Conexões matemáticas

Eu sempre fico horrorizado quando veja algum forma de vida considerada humana afirmar que modelos matemáticos são ínuteis em economia e finanças ...

Uma conexão muito interessante entre teoria de finanças e matemática está nas condições de regularidade de processos afins utilizados em finanças (um dos cores da teoria) e o quinto problema de Hilbert, como discutido nesse artigo de Martin Keller-Ressel, Walter Schachermayer, e Josef Teichmann - "Affine processes are regular". Lembrei desta conexão ao olhar o curso que Terence Tao está disponibilizando integralmente no seu blog, sobre o quinto problema de Hilbert.

{R}eloading

Hoje reescrevi meus programas de gerenciamento de dados de estrutura a termo. Eu tinha escrito uma série de rotinas em Perl para automaticamente baixar os dados da BM&F, processar e jogar no MySQL, mas elas não eram muito amigáveis.
Como tenho dois alunos do mestrado utilizando estes dados, refiz o programa em R, e realmente ficou bem mais simples, e com a mesma eficiência.
A linguagem R é um rascunho do poder do Perl, mas não se pode ter tudo.

segunda-feira, outubro 03, 2011

Nobel de Economia

Da lista de prováveis ganhadores que foi levantada pela Thomson-Reuters, eu gostaria que o White ganhasse.
Mas de modo geral, minha preferência seria por Thomas Sargent, Lars Peter Hansen e José Scheinkman.

domingo, outubro 02, 2011

Sanity test

Quando entro nessas maratonas de programação, varando noites, uso um teste de sanidade para determinar se preciso dormir. O teste é jogar algumas partidas com limite de tempo contra o computador, e pelo número de vitórias ou empates percebo se já passei do limite ou não.
O problema é que nessa ultima maratona o computador é que começou a passar dos limites, fazendo algumas jogadas péssimas ... Eu desconfio que o problema esteja relacionado ao limite máximo de tempo - como estou ocupando todas as cpus nas minhas estimações, o limite de jogadas que o computador pode analisar em um mesmo período de tempo fica muito restrito, e aí ele adota estratégias fracas.

Eu normalmente jogo usando o PyChess no Linux - esse programa é interessante já que ele permite jogar contra diferentes engines de xadrez (a do próprio PyChess, Gnuchess, phalanx, etc), e cada uma tem uma personalidade de jogo diferente.