quarta-feira, agosto 31, 2011

Poster

Hoje fui buscar na gráfica o poster que preparei para a apresentação na Conferência de Estatística Indutiva que ocorrerá a partir de quinta-feira. Desta vez resolvi fazer um poster mais caprichado em vinil, que fica bem melhor que impresso em uma folha em papel A0 ou então em várias folhas coladas. Achei uma gráfica aqui perto de casa em Copacabana que fez por um bom preço.
Meu bom amigo Cristiano perguntou como é essa apresentação em poster, que é bem comum em congressos de exatas mas rara em eventos de economia. Neste congresso por exemplo não havia submissão para sessões orais (apenas sessões convidadas), e assim a única apresentação de não-convidados era por posters.
A sessão poster consiste em um ou mais horários aonde são afixados uma série de posters, em geral de tamanho A0 ou um pouco menor, que contém um resumo da metodologia e dos resultados de sua pesquisa. Neste horário os apresentadores ficam ao lado dos seus posters, e os interessados podem perguntar diretamente ao autor sobre a pesquisa.
Em geral existe mais interação neste tipo de sessão que em uma apresentação oral, já que nestas tempo é limitado e usualmente são feitas uma ou duas perguntas ao apresentador apenas, enquanto que em uma sessão poster não existe limite, e o contato é claramente mais próximo e mais sugestões e dúvidas podem ser discutidas. É um formato que permite que mais pessoas participem de um congresso, já que o número de sessões orais é sempre mais limitado.

terça-feira, agosto 30, 2011

O suspeito habitual

Implementando as novas rotinas de GEL, alguns problemas estranhos surgiram no R.
Como sou macaco velho, lembrei dos problema de escopo de função no R, que podem aleatoriamente retornar variáveis locais e globais.
Este e outros graves problemas estruturais no R estão colocados neste mesmo post do Christian Robert., e também neste outro, apontando outros problemas levantados pelo Neal Radford.
Reescrevendo a função o problema foi resolvido, mas poderia ser um pesadelo para quem não conhece esses problemas.

GEL e além

Estou reescrevendo minhas rotinas de estimação de Generalized Empirical Likelihood e afins. A primeira modificação foi incluir uma formulação genérica de estimação por sieves utilizando momentos condicionais.
Agora estou reescrevendo a seção de otimização para possibilitar restrições lineares e não lineares nas condições de momentos, e também implementando um procedimento de block bootstrap para parâmetros e momentos condicionais. O objetivo é utilizar estas metodologias em alguns novos projetos, mas principalmente para as revisões dos artigos de GEL.

domingo, agosto 28, 2011

Planeta dos Macacos: A Origem

Como é notório, a mítica de Planeta dos Macacos sempre me atraiu. Mas dado a extrema volatilidade na qualidade dos filmes (apesar que eu gosto até dos piores), fui sem muitas expectativas assistir ao novo Planeta do Macacos: A Origem.
O resultado é que o filme surpreende e é bastante interessante, com um roteiro bem costurado (e coerente), e repleto de citações aos outros filmes. Recomendado.



sexta-feira, agosto 26, 2011

Linux

Acho que comecei a usar Linux por volta de 1997, com uma distribuição Red Hat.
A grande gratidão que eu tenho com o Linux é o imenso aprendizado que ele me proporcionou. Muito do que aprendi nele é fundamental para o trabalho e as pesquisas que faço hoje, que tem seu núcleo em métodos computacionais.
Outro fato importante é que a primeira apresentação que eu fiz em um congresso foi na II Linux Expo em 2001, e foi extremamente marcante.
Neste laptop, e no meu outro mais antigo estão instalados versões do Ubuntu (11.04), e algo marcante é a diferença de desempenho e facilidade de uso em relação ao windows. Ainda mantenho o windows nesse laptop aqui, já que preciso manter algumas versões compatíveis com as utilizadas no trabalho, mas o desempenho do Linux é insuperável. E boa parte do que uso no windows está relacionado a ferramentas open source, como o cygwin, mingw, R, etc ...
Então fica o agradecimento ao Linus naquele dia que ele mandou a mensagem para a usenet com a idéia inicial do Linux.

Linux is 20 years old today

quinta-feira, agosto 25, 2011

Conference on Inductive Statistics

Meu artigo "Ajuste e Previsão de Curvas por Métodos Não-Paramétricos em Espaço de Estados" foi aceito para apresentação (poster) na Conference on Inductive Statistics.
Ótima notícia! Eu iria de qualquer forma nesta conferência, já que a programação é excelente, mas é sempre bom apresentar algo novo. E é sempre bom ir para São Carlos (muitas boas memórias ...).


quarta-feira, agosto 24, 2011

XKCD in R

install.packages("RXKCD")
library(RXKCD)
getXKCD("random")


terça-feira, agosto 23, 2011

Eureka























Finalmente o projeto começa a andar. Ainda faltam alguns detalhes técnicos, mas acho que é possível resolver.

EL-Sieve



segunda-feira, agosto 22, 2011

Leitura do Dia - Empirical Likelihood Estimation of Conditional Moment Restriction Models with Unknown Function

Empirical Likelihood Estimation of Conditional Moment Restriction Models with Unknown Function
Econometric Theory, (2011), 27, 114-153.

TAISUKE OTSU
Yale University

This paper proposes an empirical likelihood-based estimation method for conditional moment restriction models with unknown functions, which include several semiparametric models. Our estimator is called the sieve conditional empirical likelihood (SCEL) estimator, which is based on the methods of conditional empirical
likelihood and sieves. We derive (i) the consistency and a convergence rate of the
SCEL estimator for the whole parameter, and (ii) the asymptotic normality and efficiency of the SCEL estimator for the parametric component. As an illustrating
example, we consider a partially linear regression model with nonparametric endo-
geneity and heteroskedasticity.


Comecei a fazer uma implementação geral da metodologia do Otsu de sieve estimation. Ao contrário do meu outro projeto, a implementação foi bem tranquila e funcionou bem de primeira. Aproveitei para fazer de uma forma bem genérica, deixando a escolha do polinômio (chebyschev, hermite, laguerre, b-splines, wavelets, etc), a ordem do polinômio e outros escolhas como parâmetros da função.
Falta fazer um teste com endogeneidade e outros equações de momentos condicionais, mas acho que deve funcionar sem problemas.

Telesio-Galilei Gold Medal 2011

Os Professores Djairo Guedes de Figueiredo e Fernando Galembeck da Unicamp foram agraciados com a Telesio-Galilei Gold Medal de 2011. Figueiredo por suas contribiuições a Matemática, e Galembeck por suas contribuições a Química.


domingo, agosto 21, 2011

An Opera of Violence

Programa de hoje - assistir a versão restaurada em Blue Ray de Era uma Vez no Oeste, do maior gênio do cinema, Sergio Leone. Com direito a uma série de documentários incluídos sobre o filme, como An Opera of Violence, com comentários de grandes diretores como John Milius (o diretor de Conan).
A qualidade da restauração é para dizer o mínimo, primorosa.

sexta-feira, agosto 19, 2011

O maior ator brasileiro

Projeto insanidade

Acho que existe uma maldição. Toda vez que eu entro em um projeto de pesquisa que deveria ser simples e rápido, tudo se complica e se arrasta por meses.

terça-feira, agosto 16, 2011

UFRGS

Finalizei o parecer de outra excelente dissertação de mestrado de um aluno do PPGE-UFGRS, Rodrigo de Sá, sobre estimação de funções de preferência usando sieves. Já existe uma versão como working paper no link anexo. Novamente fico impressionado com a qualidade técnica da análise realizada, e mais ainda com a ótima idéia da dissertação.
O uso de estimação por sieves através de condições de momentos condicionais é uma metodologia muito poderosa, mas relativamente pouco explorada em aplicações empíricas. A metodologia é bastante relacionada a estimação de modelos de volatilidade estocástica usando condições de momentos geradas por expansões polinomiais que abordei no mini-curso da ESTE.
Acho que o artigo promete bastante, e parabéns ao Rodrigo pelo trabalho.
E também descobri mais um seguidor da Fundação, com a excelente citação na introdução. Este rapaz tem futuro.

Marcadores:

segunda-feira, agosto 15, 2011

Bayesian Time Series

Como recomendação de leituras introdutórias para modelagem Bayesiana de séries temporais, eu listaria o "An Introduction to Modern Bayesian Econometrics", do Tony Lancaster, e o "Bayesian Econometrics", do Gary Koop. Os dois seguem uma linguagem mais familiar aos econometristas, e também disponibilizam códigos em WinBUGS (Lancaster) e Matlab (Koop).
Embora existam outros excelente livros Bayesianos (como os excelentes Monte Carlo Statistical Methods, Robert e Casella e o Markov Chain Monte Carlo: Bayesian Simulation for Bayesian Inference, Gamerman e Lopes), acho que para estudantes de economia os dois livros acima são ótimas recomendações iniciais.

sábado, agosto 13, 2011

Livros de Macroeconometria

Um anônimo perguntou qual minha opinião sobre livros de macroeconometria. A resposta não é muito complicada, já que basicamente só temos dois livros com uma abordagem mais completa sobre modelos macroeconométricos. O primeiro é o livro "Structural Macroeconometrics", Chetan David e David DeJong, e o segundo é o "Methods for Applied Macroeconomic Research", de Fabio Canova.
O livro do Canova é mais completo, mas ao mesmo tempo a sua leitura não é tão simples. Embora ele cubra mais detalhes (importantes) que o livro do David e Dejong, a formatação é um tanto poluída pelos detalhes. Ele acaba sendo um livro mais de consulta do que de estudo. E ao contrário o "Structural Macroeconometrics" contém uma exposição mais limpa e didática, embora com menos compreensiva. Os dois livros são recomendados, mas a não ser que já exista um conhecimento básico do assunto eu leria primeiro o "Structural Macroeconometrics" e depois o "Methods for Applied Macroeconomic Research".
Estou abordando livros com foco realmente macroeconométrico. Existem muitos livros excelentes com uma abordagem para séries temporais em geral, que é o pré-requisito para pesquisa em macroeconometria.

Novas Aquisições - Probability for Statistics and Machine Learning


Probability for Statistics and Machine Learning - Anirban DasGupta

Este livro foi comprado por uma série de motivos. O primeiro motivo é que o outro livro do DasGupta, Asymptotic Theory of Probability and Statistics, é uma enciclopédia extremamente didática dos desenvolvimentos recentes de teoria estatística. E este livro segue no mesmo caminho, como uma abordagem extremamente ampla de temas.
O segundo é minha luta quase diária para melhorar minha formação teórica. Embora meu trabalho seja basicamente com implementação de métodos computacionais, a parte teórica é extremanente importante.
O motivo final está na abordagem probabilística de problemas de Machine Learning. Embora eu não trabalhe diretamente com essas metodologias, a conexão entre estes métodos e a formulação geral de splines (via reproducing hilbert kernel spaces), é um ligação muito importante para algumas pesquisar que venho tentando fazer.
Sumarizando, leitura altamente recomendada.

quarta-feira, agosto 10, 2011

BRE - Artigos Aceitos

O Brazilian Review of Econometrics colocou uma página com links para versões finais dos artigos aceitos e ainda não publicados.
Meu artigo sobre volatilidade estocástica em modelos de estrutura a termo em co-autoria com o João Caldeira e o Marcelo Portugal já está disponível nesse link. Outros artigos muito interessantes, como o do meu colega de Ibmec Marcelo Mello, também estão no link. Leitura recomendada.

segunda-feira, agosto 08, 2011

14 Escola de Séries Temporais e Econometria - Apresentações do Mini-Curso

Conforme prometido, coloquei na minha webpage as apresentações que usei no mini-curso. Ainda vou reorganizar os programas, mas logo coloco online.
Fiquei muito surpreso com o grande número de participantes no mini-curso, até no último dia do evento. Foi realmente muito gratificante. Espero que os participantes tenham gostado do curso.

A posteriori, eu modificaria várias coisas no mini-curso. Da forma que foi dado ele assume um bom conhecimento inicial de modelos de volatilidade, já que por exemplo que não falei de algumas coisas relevantes como procedimentos de análise de especificações, previsões, cálculo de medidas de risco, etc. E também assumia uma compreensão razoável sobre modelos em espaço de estado/modelos dinâmicos lineares. O foco foi fundamentalmente nos procedimentos de inferência para parâmetros e volatilidades latentes, e desta forma foi um tanto limitado.
Outro problema é que a versão impressa do curso no livro não corresponde ao material que eu efetivamente apresentei. Nas apresentações consegui mostrar os resultados das minhas pesquisas utilizando Hellinger Distance, e principalmente na parte de estimação Bayesiana utilizando Integrated Nested Laplace Approximations também consegui mostrar os resultados iniciais do artigo sobre estimação de modelos SV por máxima verossimilhança através de limites de estimação Bayesiana por aumentação de estados, e também a outra pesquisa sobre testes de raiz unitária em modelos SV. Espero corrigir esta falha finalizando logo uma primeira versão destes artigos.

14 Escola de Séries Temporais e Econometria - Comentários (II)

Outro reconhecimento fundamental é que a organização do evento foi impecável. O comitê organizador e a comissão científica fizeram um trabalho realmente louvável. A organização do congresso e os eventos sociais permitiram mais uma vez um ambiente acadêmico e pessoal excelente. Muitas dos meus temas de pesquisa surgiram depois de discussões e idéias derivadas de apresentações na ESTE, e este ano acredito que isto se repetirá.
Também não posso deixar de os inuméros amigos que fiz e revi na ESTE. o prazer de conhecer pessoalmente vários alunos e professores que conhecia apenas pelos seus trabalhos.
Aprendi muito neste congresso, e por isso preciso agradecer a todos que estavam participando.

14 Escola de Séries Temporais e Econometria - Comentários (I)

Sei que sou um tanto viesado para comentar, já que este sempre foi meu congresso favorito. Mas acredito que este ano o congresso continuo sua trajetória de excelentes apresentações, e principalmente de muitas discussões e troca de conhecimento entre os participantes.
Todos os excelentes convidados nacionais e internacionais se destacaram. Mas tenho que destacar que este ano fiquei realmente impressionado com as comunicações orais que assisti, já que na minha opinião a maioria delas é de trabalhos com potencial de publicação muito alto, e com muitas aplicações interessantes.
E como sempre nas sessões poster haviam muitos outros trabalhos que poderiam ter sido selecionados para apresentações orais. Embora isto não seja um problema, já que acho que existe uma troca de conhecimentos muito maior nas sessões poster que nas comunicações orais, devido a limitação de tempo e principalmente pelo maior contato pessoal na sessão poster.

domingo, agosto 07, 2011

Encontro Brasileiro de Finanças - Comentários

Agora aos comentários sobre os congressos. De forma geral, o Encontro Brasileiro de Finanças foi muito bom. Os convidados mantiveram o nível de todos os anos anteriores, e assisti muitas sessões de altíssimo nível.
Como eu já havia comentado, os alunos da UFRGS apresentaram vários artigos interessantes, e não com o destaque para o prêmio ANBIMA que foi dado para o Prof. Marcelo Perlin da UFRGS.
Também foi muito conhecer pessoalmente alguns pesquisadores que eu só conhecia pela leitura dos (excelentes) trabalhos, como o André Portela da UFSC.

Mas particularmente eu gostei muito da sessão de Econometria I que eu apresentei meu artigo. Foi realmente gratificante ter meu artigo discutido pelo grande Ajax Moreira. O detalhe fundamental aqui é que além do Ajax ser um pesquisador e uma pessoa fora do comum, o primeiro software de estimação que usei na vida foi o lendário PRVWIN, criado pelo Ajax. Também foi uma honra enorme assistir e comentar o artigo do Marco Lyrio, que é uma das referências fundamentais na literatura de modelos macro-finanças, e também um dos caras que eu mais sinto falta do meu antigo trabalho no Insper.

De volta a realidade

Ainda sofrendo da melancolia pós-congresso, estou de volta.

segunda-feira, agosto 01, 2011

Congressos

Estava no Encontro de Finanças, e agora estou em Gramado para a Escola de Séries Temporais e Econometria. Mais novidades depois.