quarta-feira, julho 27, 2011

Zangue-se com o Sol

Ou, o mercado de câmbio no Brasil. Esse novo conjunto de medidas de regulamentação do mercado de câmbio no Brasil é algo tão absurdo que é até difícil de comentar. Assim, eu empresto as colocações do Drunkeynesian sobre o assunto.

O mais bizarro é colocar a culpa da valorização do câmbio exclusivamente no mitológico "especulador". Lembra-se dele ? É o mesmo cara que durante o plano cruzado escondia o boi no pasto e depois emitia uma risada malévola ...

Aonde chegamos.

Inception

No sempre ótimo blog de Christian Robert vejo o anúncio de um seminário de Xiao-Li Meng com o título "Statistical Inception for the MCMC Dream: The kick is in the residual (augmentation)!"
Além da excelente idéia do artigo, essa similaridade entre o uso de estruturas hierárquicas e aumentação de dados em algoritmos de MCMC já havia sido notada em um post anterior meu sobre o Inception (que continuo achando um filme bem fraco e arrastado).

terça-feira, julho 26, 2011

Artigo online

segunda-feira, julho 25, 2011

Artigo Aceito para Publicação - Bayesian Factor Selection in Dynamic Term Structure Models

Meu artigo "Bayesian Factor Selection in Dynamic Term Structure Models", foi aceito para publicação no Economics Bulletin. Logo deve estar online.
Esta nota é sobre a aplicação de métodos de MCMC com saltos reversíveis como um procedimento de seleção de fatores e model averaging em um modelo de estrutura a termo de taxas de juros. Acredito que esta metodologia pode ser bastante explorada neste contexto. Especialmente com a estimação do vetor de estados latentes completo, que é uma das possíveis extensões do procedimento que eu usei.

Harald Uhlig

Concordo com o comentário do Shikida sobre a matéria do Estadão de hoje sobre uma entrevista do Harald Uhlig. Acho que isso pode ser explicado pela falta de conhecimento dos jornalistas econômicos, e também pela simples preguiça de buscar a biografia do entrevistado.
Uhlig tem importantes contribuições em modelagem macroeconômica, econometria (o clássico artigo do Helicopter Tour com o Sims, outro muito bom sobre BVARs com volatilidade estocástica) e outras contribuições relevantes. Sem contar que o Uhlig deve ministrar um seminário na EPGE em Outubro.

Mihalis Kakogiannis

Por acaso eu estou lendo "Vida e Proezas de Alexis Zorba", de Nikos Kazantzakis. E agora soube da morte do diretor Michael Cacoyannis (Mihalis Kakogiannis), o diretor do grande filme "Zorba, o Grego", um dos favoritos da casa. Algo notável é como o filme consegue transmitir a literatura de Kazantzakis, com sua literatura densa e bela.

sexta-feira, julho 22, 2011

Volatilidade é nosso negócio III

Consegui finalizar mais algumas aplicações e metodologias para o mini-curso da ESTE. Estas metologias são referentes a algumas pesquisas em andamento, e por isso alguns resultados são preliminares (mas animadores).

quinta-feira, julho 21, 2011

Leitura do dia - Great Expectatrics: Great Papers, Great Journals, Great Econometrics

Great Expectatrics: Great Papers, Great Journals, Great Econometrics

Chia-Lin Chang, Michael McAleer & Les Oxley

Abstract

The article discusses alternative Research Assessment Measures (RAM), with an emphasis on the Thomson Reuters ISI Web of Science database (hereafter ISI). Some analysis and comparisons are also made with data from the SciVerse Scopus database. The various RAM that are calculated annually or updated daily are defined and analyzed, including the classic 2-year impact factor (2YIF), 2YIF without journal self-citations (2YIF*), 5-year impact factor (5YIF), Immediacy (or zero-year impact factor (0YIF)), Impact Factor Inflation (IFI), Self-citation Threshold Approval Rating (STAR), Eigenfactor score, Article Influence, C3PO (Citation Performance Per Paper Online), h-index, Zinfluence, and PI-BETA (Papers Ignored – By Even The Authors). The RAM are analyzed for 10 leading econometrics journals and 4 leading statistics journals. The application to econometrics can be used as a template for other areas in economics, for other scientific disciplines, and as a benchmark for newer journals in a range of disciplines. In addition to evaluating high quality research in leading econometrics journals, the paper also compares econometrics and statistics, alternative RAM, highlights the similarities and differences of the alternative RAM, finds that several RAM capture similar performance characteristics for the leading econometrics and statistics journals, while the new PI-BETA criterion is not highly correlated with any of the other RAM, and hence conveys additional information regarding RAM, highlights major research areas in leading journals in econometrics, and discusses some likely future uses of RAM, and shows that the harmonic mean of 13 RAM provides more robust journal rankings than relying solely on 2YIF.


Além do interesse natural do artigo, é muito interessante ver a lista com os 25 artigos mais citados em cada journal analisado, em especial as mais de 34 mil citações do artigo original da metodologia de Kaplan-Meyer no JASA.



Marcadores:

Problemas de Memória

Algo preocupante acontece quando você não consegue alocar memória suficiente em um servidor i7 64 bits. Na verdade aconteceu para uma configuração não muito importante no novo estudo sobre estimação de volatilidade estocástica que estou fazendo, mas mesmo assim é algo a ser resolvido. Acho que consigo resolvir explorando a estrutura esparsa de algumas matrizes utilizadas, mas pode dar algum trabalho. Vi o problema depois de sair da aula do mestrado, mas não deu para identificar exatamente a causa.
Espero conseguir resolver para apresentar os resultados na parte final do mini-curso de volatilidade estocástica da Escola de Séries Temporais e Econometria.

terça-feira, julho 19, 2011

Programação completa - XIV Escola de Séries Temporais e Econometria

segunda-feira, julho 18, 2011

Distopias no cinema

Sempre fui um grande leitor e espectador de distopias. E sem sombra de dúvida, distopias clássicas estão intimamente ligadas a ditaduras comunistas. Com certa curiosidade vi que o cineasta alemão Alexander Kluge lançou uma versão filmada de 9 horas e meia de O Capital. Um certo arrepio me passou pela espinha, já que durante dois semestres fui torturado com esse material.
Na verdade minha opinião foi sempre que a visão do socialismo/comunismo presente em Marx e suas crias era tão simplória e irrealista que se fosse lançada como um livro de ficção científica dificilmente seria publicada, já que qualquer editor diria que o texto seria infantil demais.

P.S. segue uma lista de algumas distopias na literatura também.

sábado, julho 16, 2011

Limpando a lousa

Finalizei uma das revisões que estava em aberto. Com a lousa cheia, uma obrigação a menos é sempre uma boa notícia. O que ajudou bastante é que o parecerista conhecia bastante do assunto, e o relatório foi realmente muito útil. Na torcida agora.

sexta-feira, julho 15, 2011

Mundo estranho

Não consegui decidir qual dos dois links é mais estranho - esse que Leonardo colocou, ou essa matéria do Estadão. Acho que nos dois casos os "autores" estão tirando um sarro. Espero.

quinta-feira, julho 14, 2011

Sebastião Salgado que se cuide.

terça-feira, julho 12, 2011

Novas Aquisições - Como morrem os pobres e outros ensaios


George Orwell - Como morrem os pobres e outros ensaios

O que mais impressiona nessa coletânea de artigos é o quanto ela continua relevante. Trocando algumas poucas palavras, Orwell continua sendo uma porrada no estômago ainda hoje. Favorito da casa.

Um novo objetivo para a vida

Nessa viagem para Porto Alegre, descobri que tenho que atingir outro objetivo na vida. Ter uma sala que atinja o nível de entropia da sala do Prof. Sabino. Acho que ainda chego lá.

segunda-feira, julho 11, 2011

Um ano sem Blackwell

I've worked in so many areas—I'm sort of a dilettante. Basically, I'm not interested in doing research and I never have been. I'm interested in understanding, which is quite a different thing. And often to understand something you have to work it out yourself because no one else has done it. - David Blackwell

Em 8 de julho de 2010 o mundo perdeu o grande David Blackwell, um dos meus grandes heróis acadêmicos. Além de contribuições fundamentais a estatística, matemática, teoria dos jogos e muitas outras áreas, ele era um ser humano excepcional, vencendo todas as barreiras em um mundo injusto. Um dos poucos exemplos que restavam.

sexta-feira, julho 08, 2011

Artigo Publicado - Macroeconometria e a estrutura a termo de taxas de juros - problemas (ainda) em aberto

Macroeconometria e a estrutura a termo de taxas de juros - problemas (ainda) em aberto

Boletim Economia & Tecnologia
Ano 7, Vol. 25, Abr./Jun. de 2011


Márcio Poletti Laurini*
RESUMO - Nesta nota discutimos alguns problemas em aberto na estimação de modelos
macroeconométricos que incorporam informações da estrutura a termo de taxas de juros. Em especial, discutimos algumas possíveis soluções para os problemas de identificação, máximos locais e dimensionalidade existentes nestes modelos e também formas de incorporar estruturas de parâmetros e volatilidades variantes no tempo em modelos econométricos de macrofinanças.

Palavras-chave: Estrutura a termo. Modelos de macrofinanças. Inferência.


Nessa nota eu discuto algumas idéias possíveis para procedimentos de inferência em modelos de macro-finance, e também mostro alguns resultados já obtidos na estimação de modelos macro-finance com volatilidade estocástica multivariada.

Esse formato do Boletim Economia & Tecnologia é realmente bem interessante, já que permite apresentar discussões breves e resultados preliminares de pesquisas. E qualquer um ficaria honrado em publicar em uma edição aberta com um artigo do Luis Araújo, e com vários outros artigos interessantes.

quarta-feira, julho 06, 2011

On the Road - Porto Alegre

Bom, hora de cair na estrada. De amanhã até a próxima segunda, estarei em Porto Alegre trabalhando com meus amigos e co-autores da Ufrgs. Eu queria ter ido antes e planejado melhor essa viagem para avisar meus amigos de lá, mas foi em cima da hora que consegui um tempo para poder viajar. Como estou dando um curso no mestrado aqui também não posso ficar muito tempo, mas quero aproveitar o máximo possível.
Uma coisa notável sobre o dept de Economia Aplicada da Ufrgs (e também o pessoal da Estatística) é o ambiente extremamente favorável a pesquisa, em especial a produção dos alunos. Para uma evidência é só olhar o número enorme de artigos aprovados de alunos da Ufrgs no Encontro Brasileiro de Finanças e na Escola de Séries Temporais desse ano.

terça-feira, julho 05, 2011

Novas Aquisições - Statistical Inference - The Minimum Distance Approach


Statistical Inference - The Minimum Distance Approach
A. Basu, H. Shioya e C. Park.

A literatura de estimação por distâncias mínimas está basicamente espalhada por artigos, com poucos livros. Este novo lançamento apresenta uma revisão bastante ampla desta literatura, com especial atenção a modelos contínuos. Senti falta de muitas referências mais econométricas, e todo o livro é basicamente em um contexto de dados iid. Mas vale a leitura.

segunda-feira, julho 04, 2011

Post-Doc

sábado, julho 02, 2011

Volatilidade é nosso negócio - III














Um dos projetos de pesquisa em andamento é o estudo de algumas aproximações numéricas para a estimação de modelos de volatilidade estocástica por máxima verossimilhança.
O ótimo resultado é que essas aproximações conseguem o mesmo desempenho do estimador de maxima verossimilhança por amostragem por importância, um método computacionalmente muito mais intensivo. Ainda preciso terminar as simulações, mas os resultados são animadores.