segunda-feira, dezembro 12, 2011

SBE 2011

Uma breve lista das minhas impressões sobre o Encontro de Econometria deste ano. A primeira é que o encontro manteve o padrão de excelente organização dos anos passados, e tudo ocorreu sem problemas, mantendo o padrão.
Como aproveitei para trabalhar em alguns artigos, não vi muitas sessões. Assisti a sessão de Retornos Financeiros e Volatilidade, e gostei muito das apresentação do Osvaldo sobre cópulas, e foi bom ver novamente a do Eduardo sobre analise funcional de dados. Também assisti a sessão Política Monetária II, e achei as apresentações do Rodrigo, do Raphael e do Henrique Basso realmente muito interessantes. A outra sessão que assisti parcialmente foi a de política fiscal, e apenas vi a apresentação do Fiorêncio, que é sempre um bom e claro apresentador.
A sessão especial sobre finanças corporativas teve apresentações de dois dos maiores pesquisadores nesse assunto - Gustavo Manso e Daniel Ferreira, e as apresentações honraram o nível esperado. Eu gosto particularmente das pesquisas do Gustavo, unindo uma abordagem técnica muito sofisticada a uma intuição acurada, e acho que sua abordagem sobre feedback effects in ratings é a referência fundamental nesse assunto.
Eu gostei bastante das duas sessões que eu participei. Na de estrutura a termo existia uma proximidade grande entre as apresentações, o que ajudava bastante na discussão. Eu acho que o outro artigo que eu apresentei sobre modelos não-paramétricos seria mais apropriado nesta sessão, mas de qualquer forma aprendi bastante nessa sessão.
Na sessão de métodos econométricos, pude apresentar com bastante calma meu artigo sobre uma abordagem não-paramétrica para curvas no tempo, e isso foi bastante gratificante já que é um artigo que eu gosto bastante. Mas o ponto alto foi a apresentação do Prof. Valdério sobre estimadores robustos em métodos espectrais, que foi uma brilhante aula sobre este tema.
Senti falta de mais artigos sobre teoria econométrica, mas isso é um reflexo dos temas de pesquisa de destaque atuais. Mas como fiquei trabalhando em várias sessões posso ter perdido algumas apresentações relacionadas.
Encontrei muitos e muitos amigos, e acho que neste aspecto o encontro desse ano teve um clima muito bom mesmo.