quinta-feira, outubro 13, 2011

Novas Aquisições - Generalized Additive Models


Generalized Additive Models - An Introduction with R. Simon N. Wood

Eu já utilizava com frequência o pacote mgcv do Simon Wood, que é um dos melhores pacotes do R. E como precisei modificar algumas funções do pacote, também já havia visto a eficiência das implementações dele (o algoritmo de estimação por outer iteration é especialmente bonito e eficaz). Mas apesar dessa boa impressão, o livro do Wood é ainda melhor. Além da introdução a teoria e a aplicações de modelos aditivos (splines, tensor splines, thin plate, penalized splines, etc) o livro ainda tem dois capitulos excelentes sobre modelos lineares e sobre modelos lineares generalizados (GLM). O capítulo sobre modelos lineares é bem interessante já que deriva as propriedades do estimador linear usando a decomposição QR, que é o método computacional usual para estimação de modelos lineares. Ele também apresenta a forma normal, mas o uso da decomposição QR é bem interessante para obter as propriedades teóricas.
Os demais capítulos sobre modelos aditivos formam uma das melhores referências sobre o assunto, e fazem um par perfeito para um livro mais teórico como o Spline Models for Observational Data da Grace Wahba. Também há um capítulo sobre modelos lineares mistos e suas generalizações (linear mixed models e generalized linear mixed models).
E o livro, como prometido, é repleto de ilustrações usando o R. E mais ainda, é muito bem escrito, e com um tom divertido, como na introdução:

"Life is to short to spend too much of it reading statistics texts. This book is of course an exception to this rule and should be read to cover to cover ..."

Excelente aquisição.