sexta-feira, setembro 30, 2011

Pesadelos numéricos II

Normalmente eu rodo meus programas em R no meu laptop (dual boot com linux e windows), e nos computadores no Ibmec usando windows. Uma vantagem de rodar em Linux é que as bibliotecas podem ser compiladas do código fonte de uma forma bem natural, enquanto que no windows é preciso usar o mingw, instalar r-tools, instalar algumas bibliotecas manualmente, etc. Não é difícil, mas é mais trabalhoso.
Mas algo muito irritante no windows é que muitas estruturas de controle de erro não funcionam da forma adequada.
Por exemplo no windows se eu chamo um executável externo pelo R, e ocorre algum erro de execução que leva a finalização do programa, em muitos casos o windows abre uma janela informando que o programa foi finalizado, e pede para o usuário confirmar pressionando um botão. Evidentemente isso em geral é bastante inadequado, já que se eu estou utilizando controle de erro no R (por exemplo utilizando try e try-catch), eu quero manter meu programa funcionando mesmo na possibilidade de algum erro de execução. Por exemplo o tratamento de erro em uma simulação de monte carlo seria descartar a iteração onde ocorre um erro e continuar com as demais execuções.
Dessa forma seria interessante evitar essa janela de erro. Já tentei fazer isso de várias formas, mudando opções no windows, tentando mudar os códigos fonte, etc, mas nada resolve esse maldito comportamento.
Se alguém souber de alguma forma de evitar esse comportamento eu seria muito grato.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá mestre! Aqui é o Fabio, fui teu aluno e monitor no Insper. Talvez esse link com sugestões de mudanças no registro te ajude (talvez sim, se a janela for a clássica 'este programa será fechado...').

http://blogs.msdn.com/b/alejacma/archive/2011/02/18/how-to-disable-the-pop-up-that-windows-shows-when-an-app-crashes.aspx

Abraço e tudo de bom, F.

5:47 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

Fabio

Obrigado pela dica! Eu resolvi recompilando o código fonte, mas essa dica é muito util em outros problemas.

[]s

6:10 PM  

Postar um comentário

<< Home