sábado, agosto 13, 2011

Livros de Macroeconometria

Um anônimo perguntou qual minha opinião sobre livros de macroeconometria. A resposta não é muito complicada, já que basicamente só temos dois livros com uma abordagem mais completa sobre modelos macroeconométricos. O primeiro é o livro "Structural Macroeconometrics", Chetan David e David DeJong, e o segundo é o "Methods for Applied Macroeconomic Research", de Fabio Canova.
O livro do Canova é mais completo, mas ao mesmo tempo a sua leitura não é tão simples. Embora ele cubra mais detalhes (importantes) que o livro do David e Dejong, a formatação é um tanto poluída pelos detalhes. Ele acaba sendo um livro mais de consulta do que de estudo. E ao contrário o "Structural Macroeconometrics" contém uma exposição mais limpa e didática, embora com menos compreensiva. Os dois livros são recomendados, mas a não ser que já exista um conhecimento básico do assunto eu leria primeiro o "Structural Macroeconometrics" e depois o "Methods for Applied Macroeconomic Research".
Estou abordando livros com foco realmente macroeconométrico. Existem muitos livros excelentes com uma abordagem para séries temporais em geral, que é o pré-requisito para pesquisa em macroeconometria.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito legal e útil a referência. Conhecia apenas o Canova, mas achava muito "denso" o livro de modo que torna-se muito fácil se perder ao longo da discussão. Vou ver esse outro livro.
Obrigado.
Abs.,
Diogo.

2:53 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

Você vai gostar do livro. Você tem interesse em algum tema particular? Dependendo do tema posso te passar referencias mais precisas.

4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado. Eu tenho interesse em particular sobre bayesian time series no livro do Canova. Alguma referência em particular para me indicar?
Agradeço muito.
Abs.,
Diogo.

3:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Márcio, sei que não é o foco do blog e sei que vez enquando você já faz isto, mas bem que você poderia aumentar os comentários e as indicações de bibliografias. E, mais, não só das avançadas, mas também das "básicas", para leitores, como eu, que ainda estão engatinhando. Abs. Ronaldo

4:49 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

Ronaldo

Sobre qual assunto?

[]s

10:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

SÉRIES TEMPORAIS, POR EXEMPLO. ESTOU FAZENDO MESTRADO EM ECONOMIA E TEREI ESSA DISCIPLINA COMO ELETIVA. INDICARIA UM LIVRO

12:12 PM  

Postar um comentário

<< Home