sexta-feira, agosto 26, 2011

Linux

Acho que comecei a usar Linux por volta de 1997, com uma distribuição Red Hat.
A grande gratidão que eu tenho com o Linux é o imenso aprendizado que ele me proporcionou. Muito do que aprendi nele é fundamental para o trabalho e as pesquisas que faço hoje, que tem seu núcleo em métodos computacionais.
Outro fato importante é que a primeira apresentação que eu fiz em um congresso foi na II Linux Expo em 2001, e foi extremamente marcante.
Neste laptop, e no meu outro mais antigo estão instalados versões do Ubuntu (11.04), e algo marcante é a diferença de desempenho e facilidade de uso em relação ao windows. Ainda mantenho o windows nesse laptop aqui, já que preciso manter algumas versões compatíveis com as utilizadas no trabalho, mas o desempenho do Linux é insuperável. E boa parte do que uso no windows está relacionado a ferramentas open source, como o cygwin, mingw, R, etc ...
Então fica o agradecimento ao Linus naquele dia que ele mandou a mensagem para a usenet com a idéia inicial do Linux.