domingo, agosto 07, 2011

Encontro Brasileiro de Finanças - Comentários

Agora aos comentários sobre os congressos. De forma geral, o Encontro Brasileiro de Finanças foi muito bom. Os convidados mantiveram o nível de todos os anos anteriores, e assisti muitas sessões de altíssimo nível.
Como eu já havia comentado, os alunos da UFRGS apresentaram vários artigos interessantes, e não com o destaque para o prêmio ANBIMA que foi dado para o Prof. Marcelo Perlin da UFRGS.
Também foi muito conhecer pessoalmente alguns pesquisadores que eu só conhecia pela leitura dos (excelentes) trabalhos, como o André Portela da UFSC.

Mas particularmente eu gostei muito da sessão de Econometria I que eu apresentei meu artigo. Foi realmente gratificante ter meu artigo discutido pelo grande Ajax Moreira. O detalhe fundamental aqui é que além do Ajax ser um pesquisador e uma pessoa fora do comum, o primeiro software de estimação que usei na vida foi o lendário PRVWIN, criado pelo Ajax. Também foi uma honra enorme assistir e comentar o artigo do Marco Lyrio, que é uma das referências fundamentais na literatura de modelos macro-finanças, e também um dos caras que eu mais sinto falta do meu antigo trabalho no Insper.