segunda-feira, junho 27, 2011

Novas Aquisições - The Theory that would not die


The theory that would not die - how bayes's rule cracked the enigma code, hunted down russian submarines & emerged triumphant from two centuries of controversy.
Sharon Bertsch Mcgrayne.

Acho que não preciso dizer que encomendei esse livro logo que vi sua descrição. Primeiro pela discussão dos algoritmos Bayesianos que Alan Turing utilizou para quebrar o Enigma (hey, aqui é o fã número um de cryptonomicon escrevendo). Mas também descreve o uso de métodos Bayesianos em vários outros problemas fundamentais.
Embora as vantagens computacionais provavelmente sejam o maior trunfo de métodos computacionais hoje (Markov Chain Monte Carlo principalmente), é justamente a maior crítica aos métodos Bayesianos, o uso de informação (subjetiva) a priori, sua maior força. Os problemas discutidos no livro ajudam a deixar clara esta vantagem.
Em especial eu acho que grande parte dos problemas no uso de métodos Bayesianos está nas tentativas do uso de priores não-informativas. Além dos problemas teóricos e computacionais que estas priores criam, na maioria dos casos existem priores naturais nos problemas em questão, e a obsessão por priores difusas é algo completamente ineficiente e deveria ser evitado apenas para buscar uma comparabilidade artificial com métodos clássicos.
Voltando ao livro, embora seja um material de divulgação científica, ele foge da idiotização presente na maioria destes livros, e sua escrita foi auxiliada por uma grupo enorme de probabilistas, matemáticos e estatísticos que trabalham na fronteira do conhecimento, e assim o livro não apenas permite uma visão clara da história dos métodos Bayesianos, mas também sua importância para os problemas atuais.