terça-feira, abril 12, 2011

Capitalismo de Laços

















Vou roubar o post do Leonardo, e depois complemento:

"Capitalismo de Laços" por S. Lazzarini

Sergio Lazzarini tem formação em Administração, mas economistas e seres humanos em geral deveriam ler correndo os seus trabalhos. Ele tem um texto como o historiador econômico de Aldo Musacchio que saiu como working paper na Harvard Business School cujo resultado é até generosa na avaliação do BNDES como acionista minoritário (até 2003!).
Contudo, o que me impressionou bastante foi "
Capitalismo de Laços". Ele vai fundo nas ligações recentes entre BNDES e fundos de pensão das estatais com as grandes empresas privadas nacionais. Ele usa aquelas coisas de social network analysis e tem um banco de dados colossal. O livro é tão bom, mas tão bom mesmo que - o google me contou- o Paulo Henrique Amorim odiou .
Comprei no final-de-semana e ainda não terminei. Depois eu comento mais.

Tive o prazer de trabalhar com o Sérgio nesse artigo aqui, e só posso elogiar o talento e extrema competência dele. Eu já tinha comprado o livro, mas na correria dos últimas semanas não acabei comentando.

O livro é um dos documentos mais importantes para entender a dinâmica do "capitalismo" brasileiro recente, e é leitura obrigatória. Social network analysis é uma área de pesquisa relativamente pouco explorada, mas que permite analisar problemas relevantes em gestão e finanças corporativas (e com um potencial enorme de desenvolvimento teórico na sua fundamentação econométrica). Este livro está na bibliografia essencial do estudo do desenvolvimento capitalista no Brasil.