quinta-feira, março 24, 2011

Weapon of choice

Muito interessante a análise que o Erik linkou no seu blog, sobre a popularidade de softwares econométricos. Os resultados são consistentes com os esperados, mostrando a explosão do R.
O R é como uma AK-47 - nem sempre é a arma mais eficiente para o trabalho, mas é barato (não custa nada), é fácil de usar e entender, é robusto e em geral não te deixa na mão, e com um pouco de prática é letal. Lógico que para aplicações mais específicas podem existir ferramentas melhores, mas em geral ele cumpre seu trabalho.
O ponto fundamental do R é que ele é open source, o que facilita o acesso e a modificação de qualquer programa, e também pelo seu simples e fantástico sistema de gerenciamento de pacotes (The Comprehensive R Archive Network). E com isso ele possue uma base enorme de usuários e desenvolvedores.
Acho que a linguagem tem alguns problemas ainda. O mais chato ainda é o tratamento de distintas classes de dados (matrix, dataframes, lists, s3 classes, s4 classes ...) que costuma dar um pouco de trabalho.
O R é minha arma primária para qualquer trabalho, mas dependendo da aplicação posso combinar com o Matlab ou o Ox. O que faço em geral para trabalhos mais complicados é usar o R como ferramenta geral, e dentro do R chamar o Matlab ou o Ox para completar o trabalho, e formatar os resultados usando o R.
Para completar a analogia - se o R é uma AK-47, é R-INLA é uma Barret M-82. É um canhão com uma precisão inacreditável, e derruba qualquer alvo.

p.s - Acho que estou assistindo History Channel tempo demais.