quinta-feira, março 03, 2011

Novas Aquisições - Structural Macroeconometrics


Structural Macroeconometrics - David Dejong com Chetan Dave.

Na literatura de estimação de modelos macroeconométricos estruturais as duas principais referências são os livros do Canova, Methods for Applied Macroeconometric Research, e este livro do Dejong e Dave.
Eu gosto bastante do livro do Canova, mas a principal vantagem desse livro é também a sua principal desvantagem. Ele contém muita informação em cada tópico, e por isso alguns assuntos ficam um tanto truncados.
O Structural Macroeconometrics tem uma abordagem mais detalhada e clara sobre cada tópico, o que facilita o estudo fundamental de cada tema. Mas acho que os dois livros são complementares e fazem parte da biblioteca básica de um economista aplicado.

Eu tenho dois projetos de pesquisa ligados a métodos de estimação em modelos DSGE, um usando métodos clássicos e outro usando métodos Bayesianos. Depois de muito estudo vi que a minha idéia para a estimação Bayesiana só seria aplicável a alguns casos bem restritos, e por isso está com uma prioridade menor. A metodologia clássica é mais geral, mas ainda preciso trabalhar nos detalhes.
Mas os