domingo, outubro 31, 2010

O lado bom

Vejam o lado bom. Por 4 anos não ouviremos mais discursos oficiais do Lula. Cada vez que ele falava eu me contorcia da mesma forma que Alex de Large no Clockwork Orange.
Como ninguém consegue entender o que a Dilma fala, não corro mais esse risco também.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Programação 32 SBE

Esse é o futuro?

E depois me perguntam porque pretendo nunca ter filhos. Esse é o futuro que os aguarda.

Conselho de Educação quer banir livro de Monteiro Lobato das escolas.

Olha, posso apostar que nenhum destes "intelectuais" deve ter passado da orelha do livro.

quarta-feira, outubro 27, 2010

Seminário - Mercado de Opções e Simulação de estratégias de Hedging

SEMINÁRIO NINE-UFSCar/USP – 29/10/2010 - 14h00.
LOCAL: Auditório do ICMC-USP São Carlos. TÍTULO: Mercado de Opções e Simulação de estratégias de Hedging. RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Dorival Pinto - SME / ICMC - USP.

RESUMO: Neste seminário, faremos uma breve introdução aos mecanismos do mercado futuro com ênfase em opções. Para ilustrar, apresentamos as opções Call e Put do tipo Americana e Europea. Para modelar o mercado, apresentamos o clássico modelo de Black and Scholes no qual deduzimos a fórmula da estratégia de Hedging, conhecida como fórmula de Clark-Ocone-Karatzas. Na sequência, deduzimos um algorítmo para simularmos a fórmula de Clark-Ocone-Karatzas e ilustramos para uma opção Call do tipo European. Também apresentamos aplicações para opções do tipo exótica, como opções Digitais e Barreiras.


Tudo correndo bem estou na sexta em São Carlos para assistir esse seminário. Ele é baseado em um artigo (Weak Approximations for Wiener Functionals, Dorival Leão e Alberto Ohashi) com resultados teóricos importantes em representações de processos estocásticos, mas como está colocado no seminário, também apresenta resultados importantes para procedimentos de Monte Carlo em precificação e hedge de ativos financeiros.

sábado, outubro 23, 2010

Novas Aquisições - Coherent Stress Testing - A Bayesian Approach to Analysis of Financial Risk


Coherent Stress Testing - A Bayesian Approach to Analysis of Financial Risk. Riccardo Rebonato.

Desde o clássico modelo de Black-Litterman, o uso de métodos bayesianos e o uso de informação a priori tem se mostrado fundamental em aplicações de finanças, como uma forma de incorporar expectativas e informação adicional. O livro do Rebonato é o primeiro tratamento de risco e stress testing utilizando uma modelagem bayesiana e coerente.

Novas Aquisições - Bayesian Hierarchical Methods


Applied Bayesian Hierarchical Methods - Peter Congdon.

O quarto livro de Peter Congdon voltado a aplicações de métodos bayesianos, agora com um foco especial em modelos hierárquicos. De forma análoga ao livro anterior, formulações hierárquicas são uma forma de se unificar o tratamento de diversos modelos, como modelos de regressão, state space models, modelos lineares generalizados, etc.
Outra obra de referência na área.

Novas Aquisições - Empirical Process


Empirical Processes with Applications to Statistics. Galen Shorack e Jon Wellner.

A teoria de processos empíricos é um das formas de unificar a metodologia estatística utilizada em diversas aplicações e teorias. Esse livro é uma coleção exaustiva de representações, teoremas de convergência e desigualdades para processos empíricos. Obra de referência nessa área.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Free Textbooks

Descobri essa série de free textbooks da BookBoon.com. Os textos são distribuídos livremente, mas em troca dentro do livro existem anuncios publicitários. Os livros que eu baixei são realmente muito bons, alguns de probabilidade, finanças, etc.
Como um dos destaques eu coloco o livro do Prof. Marcelo Fernandes da Queen Mary University, Statistics for Business and Economics. Eu achei o livro excelente para um curso de mestrado ou mba avançado em estatística.
O download é livre e não exige nenhum tipo de registro.

sábado, outubro 16, 2010

Benoît Mandelbrot

Benoît Mandelbrot se foi no dia 14 de outubro. Uma grande perda para a matemática, com contribuições importantes em várias áreas de conhecimento.

O último texto seu que li era um artigo introdutório com o Nassim Taleb ( Mild vs. Wild Randomness: Focusing on Those Risks That Matter) que estava no The Known, the Unknown and the Unknowable in Financial Risk Management, editado por Francis Diebold, Neil Doherty and Richard Herring. Embora eu ache que eles tenham algumas críticas importantes a teoria de finanças atual, também acho que eles fazem algumas simplificações metodólogicas não muito válidas.
Mas a importância de suas contribuições está muito além de suas críticas a teoria de finanças.

Novas Aquisições - Running Wild

J. G. Ballard - Corrida Selvagem (Running Wild).
Encontrei por acaso o lançamento dessa tradução de J G Ballard. Mais uma vez é impressionante o poder de previsão das obras de Ballard. Também estou lendo aos poucos a obra completa de short fiction do Ballard, e é ainda mais impressionante o dominío dele sobre todas as formas de ficção científica, desde as formas mais clássicas até a corrente que ele mesmo definiu.
Autor favorito da casa.

Guerra ao Terror

Guerra ao Terror Poster


Só assisti agora a Guerra ao Terror. Um filme pouco pretensioso que se revela uma obra prima dos filmes de guerra. Fora do comum.

sexta-feira, outubro 15, 2010

Aquecimento global

Quando o aquecimento gerado por seu computador começa a aquecer a sua sala, é algo para se preocupar. Felizmente a ultima simulação deste artigo está acabando. O planeta Terra agradece.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Nobel

This year’s three Laureates have formulated a theoretical framework for search markets. Peter Diamond has analyzed the foundations of search markets. Dale Mortensen and Christopher Pissarides have expanded the theory and have applied it to the labor market. The Laureates’ models help us understand the ways in which unemployment, job vacancies, and wages are affected by regulation and economic policy. This may refer to benefit levels in unemployment insurance or rules in regard to hiring and firing. One conclusion is that more generous unemployment benefits give rise to higher unemployment and longer search times.

Prêmio mais que merecido. Modelos de search são uma ferramenta básica de análise econômica.

domingo, outubro 10, 2010

Alienação

Vi agora que durante o show do Rage Against the Machine eles usaram um boné em apoio ao mst. Apesar da qualidade musical da banda, esse tipo de atitude é ao tão contraditória quanto ridícula.
Lembro que quando eu assinava a Guitar Player, lembro de uma carta magistral de um leitor peruano detonando o Tom Morello, que tinha na guitarra um adesivo declarando apoio ao grupo terrorista peruano Sendero Luminoso.
Uma banda que tem contratos milionários com a Sony music, e cujos músicos, exceto o vocalista, estavam recentemente em uma banda absolutamente comercial, Audioslave, cujos clipes eram o máximo do rock comercial americano, deveriam já sacar que esse tipo de atitude não engana ninguém com mais de 6 anos de idade, ou idade mental equivalente a isso.

sexta-feira, outubro 08, 2010

Leitura do Dia- MODERN SCIENCE AND THE BAYESIAN-FREQUENTIST CONTROVERSY

MODERN SCIENCE AND THE BAYESIAN-FREQUENTIST CONTROVERSY

Bradley Efron

Abstract
The 250-year debate between Bayesians and frequentists is unusual among philosophicalarguments in actually having important practical consequences. Whenever noisy data is a major concern, scientists depend on statistical inference to pursue nature’s mysteries. 19th Century science was broadly Bayesian in its statistical methodology, while frequentism dominated 20th Century scientific practice. This brings up a pointed question: which philosophy will predominate in the 21st Century? One thing is already clear – statistical inference will pay an increased role in scientific progress as scientists attack bigger, messier problems in biology, medicine, neuroscience, the environment, and other fields that have resisted traditional deterministic analyses. This talk argues that a combination of frequentist and Bayesian thinking will be needed to deal with the massive data sets scientists are now bringing us. Three examples are given to suggest how such combinations might look in practice. A large portion of the talk is based on my presidential address to the American Statistical Association and a related column in Amstat News.


quarta-feira, outubro 06, 2010

No forno

Depois de semanas de uma incansável luta, finalizei as primeiras estimações de um novo artigo de inferência em modelos de estrutura a termo de taxas de juros. Os resultados são bem interessantes, com destaque para previsões out-of-sample.

sexta-feira, outubro 01, 2010

Novas Aquisições - Gaussian Markov Random Fields


Gaussian Markov Random Fields: Theory and Applications. Havard Rue e Leonhard Held.

Eu vi a apresentação do Rue no 10 Encontro Brasileiro de Estatistica Bayesiana, e fiquei impressionado com o poder e a gama de aplicações utilizando o framework geral de gaussian markov random fields.
E além disso as bibliotecas GMRFlib e a INLA que ele (com outros co-autores) criou é uma das coisas mais impressionantes em computação numérica e estatística que eu já vi.

Novas Aquisições - The Known, the Unknown and the Unknowable in Financial Risk Management


The Known, the Unknown and the Unknowable in Financial Risk Management. Editado por Francis Diebold, Neil Doherty and Richard Herring.

Uma coletânea de artigos discutindo as limitações e o alcance das metodologias de gestão de risco, editado por três dos maiores especialistas em riscos de mercado e corporativos. E o livro segue o padrão de clareza e objetividade que marca os trabalhos do Diebold.