sábado, outubro 31, 2009

Road Trip

Cruzando o estado até segunda. Para ter graça só por rodovia pequena.

sexta-feira, outubro 30, 2009

Volatilidade Estocástica

Terminamos a primeira versão do novo artigo sobre estimação de modelos de Volatilidade Estocástica usando métodos de Verossimilhança Empírica/Mínimo Contraste Generalizado. O abstract dessa versão inicial está abaixo. Acho que os resultados são muito bons. Na estimação padrão os métodos tem desempenho superior aos demais métodos utilizados na literatura, e nas situação com distribuições com caudas pesadas ou outliers o desempenho é muito superior aos demais. Esse resultado é derivado das propriedades ótimas da função de influência destes estimadores, que são robustos e semiparametricamente eficientes.
Ainda vou dar uma boa polida no texto, mas o core já está aí.


ESTIMAÇÃO DE MODELOS DE VOLATILIDADE ESTOCÁSTICA USANDO MÉTODOS DE
VEROSSIMILHANÇA EMPÍRICA/MÍNIMO CONTRASTE GENERALIZADOS
MÁRCIO POLETTI LAURINI
LUIZ KOODI HOTTA

Resumo. Neste artigo discutimos a estimação de modelos de Volatilidade Estocástica usando métodos de Verossimilhança Empírica/Mínimo Contraste Generalizados. Mostramos por meio de simulações de Monte Carlo que os métodos propostos tem desempenho superior ou equivalente aos demais métodos de estimação propostos da literatura de estimação de modelos de volatilidade estocástica, e adicionalmente possuem propriedades de robustez na presença de problemas de especificação como distribuições com caudas pesadas e presença de outliers.

Publicação - Economics Letters

O artigo - "Conditional stochastic kernel estimation by nonparametric methods", que eu fiz em co-autoria com o Pedro Valls, saiu na edição de dezembro de 2009 da Economics Letters.

Um agradecimento especial a Lizia Figueiredo. Esse artigo nasceu de um convite para um seminário na UFMG, e como não queria chegar sem algo novo para apresentar nesta área de convergência de renda, pensei neste estimador que está no artigo.

quinta-feira, outubro 29, 2009

Melhores leituras

Talvez por acaso, duas das melhores leituras do ano chegaram na mesma remessa. O Handbook of Financial Time Series é um dos melhores livros técnicos que eu leio em anos.
E em algo completamente oposto, The Atrocity Exhibition, de JG Ballard, é absolutamente revolucionário. Traçando um paralelo, é o Clockwork Orange da literatura dos anos 70.

Alerta de universo fora do equilíbrio

Sou conhecido pela minha capacidade de fazer previsões corretas (só gostaria que isso me ajudasse em algo, mas enfim). Ontem a noite fui treinar, depois de ter um dia ótimo, ter finalizado e submetido dois artigos, etc. E na academia o dia continua bom. Como raramente acontece, colocam em uma rádio que só toca rock do bom.
E nesse dia em especial a programação estava fora do comum. Lynyrd Skynyrd, Kinks, Ac/Dc, etc. Nesse momento estou treinando remada, e aí percebo que o dia está bom demais e para manter o equilíbro algo deve acontecer.
Milisegundos depois a corda do aparelho arrebenta, e sou lançado uns 2 metros para trás.
Tirando a vergonha, nenhuma lesão, mas é sempre bom desconfiar de um dia muito bom.

terça-feira, outubro 27, 2009

Long shot

Depois de meses e meses de trabalho, consegui finalizar e submeter dois artigos hoje. Um deles eu acho que é uma aposta meio alta, já que o tema é um tanto novo. Acho que o artigo está bem motivado, mas vamos ver. Ao menos consegui limpar parte das questões urgentes.

domingo, outubro 25, 2009

Achados e perdidos

Essa semana encontraram meus documentos que foram roubados. Até o ingresso do 50 anos do Kind of Blue que eu fui estava lá. Mas o que eu queria mesmo era a minha carteira. Tinha ganho essa carteira junto como brinde de uma garrafa de Jack Daniels. Mas a carteira não foi encontrada. Uma pena. Essa semana fui ver se ainda achava o Jack Daniels com a carteira de brinde.
Havia um carteira de brinde com um Chivas, mas não era a mesma coisa.

Notícias fantásticas da minha cidade

Polícia - Meninas vampiras tentam matar coveiro em cemitério.

Cobras gigantes, aparições alienígenas e agora cultos satânicos amadores. Essa é minha cidade natal.

sábado, outubro 24, 2009

Novas Aquisições - Handbook of Financial Time Series


Andersen, Davis. Kreib e Mikosch (ed).
A obra definitiva sobre econometria de finanças. Vale 400 vezes o seu caro preço.

Novas Aquisições - Ballard e mais Ballard

J. G. Ballard
The Drowned World
The Crystal World
The Atrocity Exhibition

O primeiro livro de Ballard (Drowned World) e seu livro de contos mais clássico (Atrocity Exhibition). Os 3 livros nas edições excepcionais das obras de Ballard lançadas pela Harper Collins.
Meus presentes para quando essa correria acabar.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Batendo pino

Estou revisando os artigos da tese. Mas hoje cheguei no ponto que não adianta fazer mais nada. Cabeça batendo pino já. Com sorte depois de ir na academia consigo trabalhar mais um pouco.

quarta-feira, outubro 21, 2009

27 de novembro

Hoje encaminhei os documentos para a defesa da tese. Se não houver nenhum problema será dia 27 de Novembro.

terça-feira, outubro 20, 2009

Bull's eye

Hoje o Sanvicente apostou comigo de manhã que a bovespa cairia 2.88%.
Na mosca. Impressionante. Ainda mais vindo de quem não acredita em previsibilidade.

Só resta um

Agora só falta revisar um artigo para ter a tese toda completa. Com sorte até sexta termino este também. Este restante eu considero o segundo melhor artigo da tese. Não queria ter que revisar na pressa, mas a vida é assim. De qualquer forma esse eu não consigo submeter antes da defesa, então dá para melhorar bastante.

domingo, outubro 18, 2009

Discrict 9

Discrict 9 - Definição - Clássico instantâneo. Um filme extraordinário sobre qualquer definição - ficção científica, filme de ação, ou qualquer forma que você tente definir. O filme foi definido como uma crítica ao apartheid, mas é muito mais que isso. 112 minutos de adrenalina.

sexta-feira, outubro 16, 2009

U.S. Flu Forecasts

Jurgen Doornik, que é conhecido como criador da linguagem Ox de programação, montou um projeto de pesquisa para a previsão de disseminação de gripe nos EUA, usando informação do google e do CDC. Um projeto de pesquisa muito interessante, já que usa técnicas de automação de seleção de modelos e dados de pesquisas na internet. Na página existem dois artigos documentando o procedimento, que é um refinamento de uma letter publicada na Nature.

quarta-feira, outubro 14, 2009

Artigo no ar

Versão final do artigo Exchange rate movements and monetary policy in Brazil: Econometric and simulation evidence está no articles in press do Economic Modelling.

terça-feira, outubro 13, 2009

Seminário - Flávio Ziegelmann


Identifying the Finite Dimensionality of Curve Time Series Palestrante:
Flavio A. Ziegelmann
UFRGS

Data: 14 de outubro de 2009 (Quarta-feira) Horário: das 12h às 13h20 Local: Campus Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Quatá, nº 300
Sala Vicente Falconi Campos - 3º andar


Eu vi uma apresentação desse artigo e é realmente muito interessante. E o Flávio tem trabalhos muito interessantes em modelagem não-paramétrica de séries temporais e uma longa série de orientações de trabalhos excepcionais na Economia da Ufrgs. E esse trabalho é em co-autoria com Qiwei Yao, que é co-autor do Non Linear Time Series - Nonparametric and Parametric Methods, um dos melhores livros existentes sobre modelagem de séries temporais.
Altamente recomendado.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Inglourious Basterds

Como disse meu bom amigo Cristiano, filme sem frescura, e muito bom. E como sempre, Tarantino pagando tributo aos seus mestres. Homenagens rasgadas a Sérgio Leone em várias cenas, como sempre, Robert Aldrich e uma enorme sequência de outros filmes (e mais aqui). Clássico.

sábado, outubro 10, 2009

Novas Aquisições - Mathematical Techniques in Finance


Mathematical Techniques in Finance - Tools for Incomplete Markets. Ales Cerny. Segunda Edição.
Eu já tinha a primeira edição, e considero um dos melhores livros para se aprender a teoria de finanças. E a segunda edição é ainda melhor.

Novas Aquisições - Empirical Likelihood


Empirical Likelihood - Art Owen. O primeiro livro sobre empirical likelihood. Ele não contém os desenvolvimentos mais recentes da teoria, mas é uma apresentação detalhada da metodologia de empirical likelihood e muito bem escrito. O fato de um livro recente estar desatualizado é um sinal que a teoria que ele propõe é relevante e está avançando a passos largos. Estava interessado em ter esse livro faz tempo, e agora faz parte da coleção.

sexta-feira, outubro 09, 2009

O diabo está nos detalhes

Estou revisando um artigo sobre inferência indireta em modelos não markovianos de memória infinita. Nesse modelo é impossível construir uma função de verossimilhança, e assim é preciso realizar a estimação utilizando um modelo auxiliar e recuperar o estimador do modelo verdadeiro por simulações. O problema é que existem muitos detalhes que afetam o resultado, e este tipo de estimação fo muito pouco estudado na prática. Basicamente existem alguns estudos mais completos em amostras finitas para processos moving average, e em modelos mais complicados quase nada foi feito. Estou na décima segunda implementação do meu estimador, e agora finalmente os resultados estão bons.
Como meu modelo tem uma estrutura de memória infinita, um detalhe fundamental é como inicializar cada simulação. No meu problema a única forma razoável é gerar uma longa série, e descatar as primeiras observações, mas para isso funcionar preciso de uma série realmente longa para anular o efeito da condição inicial. Isso afeta a velocidade do estimação e o número de iterações até a convergência, e como estou fazendo um estudo completo de monte carlo isso é muito importante. Depois de muitas tentativas acho que agora consegui uma forma eficiente. Espero.

Recomendação

Na página que o Erik Figueiredo montou para seus cursos ele colocou um link muito interessante de uma entrevista do Francis Diebold com o Robert Engle. Para complementar acrescento que esta entrevista faz parte da coleção de entrevistas do Econometric Theory. Leitura muito recomendada.

Obama me enche de esperança

Fantástica a premiação Nobel da Paz para o Obama.
Isso me enche de esperanças. Agora premios são concedidos pelas intenções, e não pelas realizações. Já posso me candidatar ao Nobel de Economia, já que estou cheio de boas intenções de escrever artigos fantásticos em Economia. E quem sabe até o Nobel de Física, já que naquele meio ano que estudei na Usp também tive intenções maravilhosas.

quinta-feira, outubro 08, 2009

Awake

"Which is more difficult, to awaken one who sleeps or to awaken one who, awake, dreams that he is awake?"

Søren Kierkegaard

quarta-feira, outubro 07, 2009

De volta ao normal

Depois de uma visita ao poupatempo de Santo Amaro, quase tudo resolvido. Enquanto isso deixei o computador fazendo uns gráficos e tabelas para a revisão de 3 artigos. Finalmente um dia tranquilo.

terça-feira, outubro 06, 2009

Profecias Gibsonianas

E agora é a vez de William Gibson ser profeta. Em Neuromancer o indivíduo se torna incapaz de metabolizar drogas por uma modificação no tecido do fígado.

Profecias Ballardianas

Mais uma vez Ballard é um profeta. Super Cannes se realizando.

segunda-feira, outubro 05, 2009

Term Structure

O novo livro do Filipovic (veja abaixo) tem um capítulo matador sobre consistent term structure models. Em 3 páginas ele prova alguns resultados novos e surpreendentes sobre consistência de modelos de estrutura a termo. Um deles responde exatamente um problema que eu vinha pensando há uns dois anos, e além disso ele coloca algumas referências sobre problemas empíricos que me serão extremamente úteis .

E agora o lado bom

Resolvi a maior parte dos problemas do furto hoje, e amanhã resolvo o resto. Tirando a perda de tempo, quase tudo resolvido.
Além de ter deixado meus cds no carro, o meliante também não levou um Ray Ban novo muito malandro que eu tinha comprado e no porta luvas tinha uma revista VIP com a Megan Fox na capa. Como diria o grande Gil Brother, esse vai usar anel de barbante na cela.

E o pior - não tinha bom gosto.

Por sorte o fdp que me roubou não tinha bom gosto musical nem estético. No porta luvas do carro deviam ter uns 4 cds originais do Miles Davis nas suas fases mais importantes - Kind of Blue, In a Silent Way, A Tribute to Jack Johnson e os dois cds do Bitches Brew, que continuaram lá.
Pelo roubo uns 20 anos de cadeia resolvem. Mal gosto musical só pena de morte mesmo.

Continua a maré de azar

Bom para continuar surfando nesta maré de azar tive a carteira furtada, obviamente com todos os documentos e cartões e um pouco de dinheiro dentro. Pelo menos não ando com talões de cheque, e todos os cartões são com senha e já bloqueei todos. Só fica o trabalho de pedir a segunda via de tudo. Esqueci a carteira dentro do carro, e quando fui buscar encontro a não muito agradável cena da porta puxada. Mas pelo menos o vidro estava ok.
Depois fui levar o carro para vistoria na polícia científica, e a primeira coisa que o perito notou foi a marca de um Nike Shox aonde ele apoiou para puxar a porta. Já notaram que todo cara que pede dinheiro em ônibus, aquele que sempre tem 28 filhos com câncer e não consegue emprego, sempre está com um Nike Shox novo e em geral uma camiseta de marca ? Reparem.
No plantão policial tinha um cara preso no flagrante, pelo que entendi por roubo e tráfico. Então pelo menos um vai para o lugar que merece.

domingo, outubro 04, 2009

Fica para o próximo ano

O artigo que eu mandei para o encontro de econometria esse ano não entrou. Acontece. Eu já estava esperando, já que mandei a primeira versão de um artigo, e estava bem incompleta ainda. Como só tinha mandado um, o risco era grande.
Mas acho que é melhor arriscar assim do que ficar mandando o mesmo artigo para diversos congressos. Atualmente prefiro submeter direto, depois de um bom trabalho de revisão, do que mandar primeiro para congressos e torcer para ter algum comentário útil, o que é infelizmente raro. Nesse ano tive ótimos comentários no encontro de finanças (obrigado Alan), que realmente melhoraram o artigo e foram muito úteis na revisão. Dado o tempo de demora do processo de submissão, vale mais a pena mandar direto.
Mas vi que entraram alguns artigos bem interessantes no congresso.

sábado, outubro 03, 2009

Novas Aquisições - Term Structure Models


Term-Structure Models: A Graduate Course. Damir Filipovic.
Filipovic tem contribuições muito importantes em finanças matemáticas, e formulou um curso de um semestre em estrutura a termo nesse livro. Mais um clássico da Springer Finance

sexta-feira, outubro 02, 2009

10 giga

Todos os problemas corrigidos, e agora coloquei as novas simulações para rodar. São mais de 12 gigas direto na memória do computador. Tudo correndo bem são as últimas contas da tese.

quinta-feira, outubro 01, 2009

24 horas de azar

Estava bom demais o dia de ontem. Resolvi algumas questões, revisões andaram, etc. Mas logo depois começa uma onda de azar. Fui comprar um relógio, e só quando chego em casa percebo que ele está com algum problema. E comprei o relógio em Campinas, e a única loja da rede aqui é muito longe de casa.
Hoje cedo indo para o trabalho o ônibus passa reto no ponto. E chegando lá percebo que as provas não foram impressas, e aí faço um milagre para começar a prova na hora. Logo depois chega um email pedindo para arrumar o formato latex de um dos artigos que eu submeti a semana passada. E eles mandam um arquivo de formato que estava com um bug, e até perceber isso foi uma hora e meia brigando com o arquivo. A tarde descubro um erro em um programa. Lógico que era a simulação mais demorada. Nem preciso dizer que tentei comprar o ingresso para o Ac/Dc e não consegui.
Durante o dia consegui resolver quase todos estes problemas, mas foi um dia do cão.