domingo, agosto 30, 2009

Última

Finalmente coloquei a última configuração de experimentos de monte carlo para rodar. Eram originalmente 30 configurações de parâmetros, cada uma com 8 conjuntos de parâmetros. Por questões de tempo e como não seria possível colocar tudo isso no artigo ficaram 21 com 3 configurações de parâmetros. Em separado havia colocado os experimentos por quase máxima-verossimilhança, que deveria ser um dos procedimentos de comparação.
O servidor de pesquisa está rodando os quatro cores a 100% nos últimos dois meses, já que também está rodando uma outra pesquisa pesada computacionalmente sobre estimação não-paramétrica com um conjunto grande de dados, e os bandwidths e intervalos de confiança são todos construídos por simulação.
Se algum dia ocorrer uma rebelião das máquinas, essa deve ser uma das líderes.

sexta-feira, agosto 28, 2009

Suplementos espaciais

Agora eu descobri a fonte dos suplementos alimentares que eu compro.

Mitos sobre Mitos em Econometria

O Adolfo Sachsida fez alguns comentários interessantes sobre alguns mitos sobre a prática de econometria. Embora eu ache os comentários interessantes, eu colocaria algumas restrições de nuances sobre seus comentários.
O primeiro é que embora eu concorde que não seja necessária saber todas as derivações nas contruções dos estimadores, em muitos casos entender quais as limitações aonde os estimadores são aplicáveis envolve entender sim como as derivações são construídas, muitos casos em detalhes. Como exemplo eu colocaria o uso de estimadores robustos de variância-covariância ou então estimadores de desvios-padrões em modelos de dados em painel (tirando exemplos do Mostly Harmless Econometrics). Outro exemplo é a validade de estimações por bootstrap, que em algumas situações falham de forma vergonhosa como na presença de descontinuidades no estimador ou efeitos de margem. Casos mais triviais por exemplo estão dados na estimação de modelos de painel dinâmico. Em todos estes casos entender a derivação dos estimadores é muito importante para a aplicação.
O outro exemplo é o uso indiscriminado de estimadores baseados em propriedades assintóticas com amostras de tamanho limitado. Nesses casos entender conceitos de taxas de convergência, o teorema de Berry-Esseen, etc é muito importante. Uma situação comum é o uso de estimadores de métodos de momentos generalizados, um estimador conceitualmente simples, assintoticamente válido mas que pode ter um péssimo desempenho em problemas comuns, e estes problemas só ficam claros quando se entende perfeitamente a derivação dos estimadores, já que estão relacionados a propriedades assintóticas de ordem superior.
Eu sempre fico desconfortável com argumentos de que não é necessário mais conhecimento. Embora sempre trabalhemos com situações de informação limitada em pesquisa, mais conhecimento é sempre melhor, e acho que um estudo mais aprofundado da teoria é muito útil, mesmo para um economista totalmente aplicado.
Essa vantagem fica evidente quando problemas aplicados importantes são resolvidos utilizando estimadores com propriedades melhores, que só podem ser compreendidos com um conhecimento razoável de teoria econométrica. Nesse aspecto eu coloco como exemplos a literatura de modelos de tratamento dinâmico com fatores latentes, estimação de modelos DSGE por métodos de simulação, estimação de modelos de organização industrial empírica, etc. Em algumas situações como essas a simples aplicação de cada método exige uma derivação específica para cada problema, e sem um razoável domínio da teoria econométrica isso não pode ser feito.
Comentários finais - exceto algumas situações bizarras, bons econometristas teóricos tem médias de publicação mais altas que econometrias aplicados, e acho que não ficam perdendo tempo com esse tipo de preocupação, e uma boa parte dos trabalhos teóricos tem alguma aplicação prática para demostrar a importância do método.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Biblioteca básica de Matemática

O professor Artur Lopes da Matemática da UFRGS compilou uma excelente lista de livros para a composição de uma biblioteca básica de matemática. Está divididos por tópicos (Análise, Geometria, etc) e também aborda temas mais aplicados como Otimização, Economia Matemática, etc.

quarta-feira, agosto 26, 2009

Tempo

Estava preocupado com o tempo para pesquisa neste semestre. Estou dando dois cursos na graduação (programação II e Renda Fixa), e o curso de Renda Fixa é a primeira vez que eu estou dando, o que envolve um enorme trabalho de preparação de curso. Para as partes mais avançadas do curso eu tenho bastante material pronto, mas nesse começo parti do zero. Os alunos das duas turmas que estou dando também estão ajudando bastante na dinâmica do curso, o que é excelente.
Mas ao contrário do que eu estava esperando, esse semestre está sendo bastante produtivo até agora. A única limitação mesmo vem sendo a de tempo computacional para rodar tudo, mas do resto tem sido um período com ótimos resultados. Aos poucos as simulações para o novo artigo estão ficando prontas, e os resultados são muito bons. Boa parte da parte teórica do texto já está escrita, e fica faltando só os resultados empíricos.

Na página principal



















Foi colocado uma notícia na página principal do Ime-Unicamp sobre o prêmio que eu e o Hotta recebemos da Andima. Essa notícia é especialmente importante para mim, já que quando eu era estudante de graduação na Economia eu sempre tive uma imensa admiração pelas pesquisas e pelos professores do Ime, e nem mesmo em sonhos distantes eu imaginaria que acabaria fazendo o doutorado lá.
Em todo esse tempo de doutorado o Ime foi um lugar de imenso aprendizado, superação e sempre foi o que eu idealizava como um ambiente acadêmico.
Obrigado.

terça-feira, agosto 25, 2009

Accepted Manuscript

O artigo Conditional stochastic kernel estimation by nonparametric methods já está no sistema de Accepted Manuscripts da Economics Letters.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Aceita-se doações

Se alguém tiver algum quad core ou algum supercomputador sobrando pode me mandar que eu farei bom uso. Minhas revisões estão na fila aguardando eu ter algum tempo computacional sobrando. Eu tenho um servidor quad core e mais um duo core para usar em pesquisa, mas já estou rodando o dobro de processos em cada um, e assim cada core roda uma aplicação em 50%. O problema é que nos artigos que envolvem estimação usando métodos de simulação cada estimação é computacionalmente intensiva, e para cada estimador tenho que fazer um monte carlo, e assim cada análise demora uma eternidade. Estou reescrevendo os programas para aumentar a eficiência, mas mesmo assim fico limitado ao número de processadores disponíveis.

sábado, agosto 22, 2009

Novas Aquisições - Semiparametric Theory


Anastasion Tsiatis - Semiparametric Theory and Missing Data.

Esse livro completa a trilogia sobre teoria semiparamétrica, junto com o livro do Bickel et al e o livro do Kosorok. Em uma abordagem menos formalizada que os dois outros livros, que são bastante avançados tecnicamente, os capítulos iniciais são mais indicados para um estudo inicial. E a discussão de missing data é outro tema desprezado, mas com consequências muito importantes em várias classes de problemas.

Novas Aquisições - Semiparametric Regression


David Ruppert, M. P. Wand e R. J. Carrol. Semiparametric Regression.

Um dos primeiros artigos que eu fiz sobre modelagem de estrutura a termo de taxas de juros era sobre um modelo semiparamétrico formulado como um problema em espaço de estado. Ele generaliza alguns modelos propostos por Rupper, Wand e Carrol para processos dinâmicos. Esse artigo ficou parado por um tempo, mas agora estou preparando a versão para submissão.
Uma abordagem muito poderosa explorada nesse livro é a dos modelos lineares mistos generalizados, que são formam uma estrutura muito poderosa de modelagem que é quase desconhecida dos econometristas, e permite uma flexibilidade enorme em modelagem.

Novas Aquisições - Bayesian Computing


Jim Albert - Bayesian Computing with R.
Não precisa de muita explicação - parte importante do meu trabalho envolve modelos Bayesianos e muita computação, realizados principalmente em R. Então é natural ter um material sobre isso, principalmente para usar em cursos. A abordagem do livro é recomendada para os iniciantes no assunto, mas sempre há pontos que ajudam quem já tem um pouco de experiência no assunto. E há uma library (LearnBayes) com os exemplos e algoritmos do livro.

Novas Aquisições - Baroque Cycle














Neal Stephenson - The Confusion (Baroque Cycle Vol II)
Neal Stephenson - The System of the Word (Baroque Cycle Vol III).

O tour de force de Neal Stephenson. Algo tão amplo e ambicioso que é quase impossível de categorizar. Ainda não terminei de ler o primeiro volume (Quicksilver), e com essa nova leva ainda deve demorar um pouco, mas não vejo a hora de terminar a leitura do ciclo todo. Societas Eroditorum e Enoch Root demandam.

sexta-feira, agosto 21, 2009

Novas Aquisições - Sturgeon


Thedore Sturgeon - More Than Human.
Ume mega clássico da ficção científica, escrito pelo verdadeiro escritor que inspirou o personagem de Kilgore Trout.

Novas Aquisições - Mais Ballard


















J. G Ballard - The Drought
J. G. Ballard - The Terminal Beach.

Um romance e um livro de contos. Autor já bastante conhecido da casa, então é só mais prazer da mesma fonte.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Aos poucos

Hoje consegui mandar dois artigos para a tradução. Estava meio empacado com eles por causa de outras obrigações. Também mandei os arquivos finais para a Elsevier do artigo da Economics Letters. Mais tempo é gasto nestes detalhes do que na pesquisa propriamente dita.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Estranho

Sabe quando você tem aquela estranha sensação de que tudo está indo bem demais?
Tenho medo de chegar a noite aqui no flat e encontrar o diabo sentado no sofá, e ele me olha e diz "Marciones, você não achou que isso ia durar não é ? Vamos nessa".

terça-feira, agosto 18, 2009

Finalmente

Finalmente acho que consegui colocar a pesquisa para andar, depois de umas 60 mil linhas de alterações de código. Alguns problemas eram relativamente complicados, mas agora os algoritmos estão funcionando corretamente em todas as configurações de parâmetros e não degeneram mais em regiões próximas da não estacionariedade.
Mas esses problemas foram bem elucidativos - aprendi bastante sobre o problema, e toda essa luta rende uma seção interessante para o artigo. Agora é esperar os resultados.

Corrigindo bugs e programas open source

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é corrigir bugs em programas. Nessa pesquisa atual já corrigi dois em um dos pacotes do R. Um era mais simples, mas o outro era bem sutil. O mais interessante é que mandei essas correções para o autor do pacote as 15 horas, e as 17:30 ele já me mandou uma versão com todas as correções que eu sugeri. Essa é a maior vantagem de ser um programa Open Source.

segunda-feira, agosto 17, 2009

Milagres da vida

De certa forma foi surpreendente ler Milagres da Vida. Embora ele ilumine muitos aspectos da obra de Ballard, talvez seja inesperada a vida familiar que ele descreve. Um belo livro, sobre mostrando uma vida que talvez seja uma síntese da sociedade após a segunda guerra mundial.

sábado, agosto 15, 2009

Novas Aquisições - Ballard



J.G. Ballard - Concrete Island
J.G. Ballard - Milagres da vida - Uma autobiografia.

Um clássico Ballard, e a autobiografia que ele começou a escrever quando soube que estava com cancer. Perdemos em abril um dos mais perturbadores escritores, criador de uma obra sem paralelo. Profecias sombrias da sociedade.

Fácil demais?

Tinha planejado terminar todas as simulações de Monte Carlo até segunda feira. Mas estava fácil demais. Nos vetores de parâmetros próximos a região de não-estacionariedade os algoritmos não restritos degeneram na maioria dos casos. O problema é que a restrição de estacionariedade é não-linear, e precisei implementar uma maximização numérica utilizando um procedimento de barreira adaptativa, que é muito mais lento que uma otimização irrestrita. Além disso é um problema min max, que envolve uma maximização e uma minização simultânea.
De certa forma é engraçado que sempre tenho muito mais problemas em estimação clássica do que nos problemas bayesianos muito mais complicados e de dimensão bem maior utilizando markov chain monte carlo. Nesse problema estava planejando usar apenas munições leves, mas precisei recorrer a munição mais pesada. Espero que por enquanto a solução não precise das armas nucleares.

quinta-feira, agosto 13, 2009

57th Session of the International Statistical Institute

O artigo "A Bayesian Extension of the Global Yield Curve" Luiz K Hotta, Márcio P Laurini será apresentado na 57th Session of the International Statistical Institute, que acontecerá esse ano em Durban, Africa do Sul. O congresso da ISI é um dos mais importantes em estatística e a ISI é a mais importante associação nessa área:


Established in 1885, the International Statistical Institute (ISI) is one of the oldest scientific associations operating in the modern world. Its success can be attributed to the worldwide demand for professional statistical information, its leadership in the development of statistical methods and their application, and in the collective dedication of its members.

O Hotta vai apresentar o artigo e enfrentar os leões na Africa do Sul.

quarta-feira, agosto 12, 2009

Entropia

Uma idéia que sempre acabo deixando de lado é implementar algum sistema de gerenciamento de projetos para gerenciar as minhas atividades de pesquisa. A entropia atingiu um nível crítico. Demorar 30 minutos para achar os programas relacionados a um banco de dados de 20 giga é pouco aceitável. E o mais complicado é gerenciar as diferentes versões dos programas que eu faço. Estava pensando em usar algo como o subversion para isso. Mas o problema é achar um tempo para colocar tudo em funcionamento.

Tirando o pó

Poucas novidades, já que o tempo agora é dedicado a submeter todos os artigos que estão parados. Embora seja bom rever um artigo depois de um tempo, retomar projetos parados é uma tortura. Não preciso refazer nenhum cálculo nesse primeiro artigo, mas é uma tortura trabalhar em um texto antigo.

terça-feira, agosto 11, 2009

De volta as aulas

De volta as aulas hoje. Neste semestre estou dando duas eletivas, uma de métodos numéricos em finanças e outra de gestão de instrumentos de renda fixa. O curso de métodos númericos já está bem consolidado, mas o de renda fixa é a primeira vez. Acho que o esquema que eu defini para ele deve funcionar, depois de uma boa busca por materiais adequados. A idéia é ter um curso mais geral, contendo a parte de construção de curvas de juros, gerenciamento de instrumentos, estimação de modelos para a estrutura a termo de taxas de juros e precificação de derivativos. Não sei se vai dar tempo, mas vamos ver.
Neste trimestre por causa da eletiva adicional não estou dando aula no mestrado, e assim espero preservar meu tempo de pesquisa. Mas é muito estranho não ter aulas a noite depois de todo este tempo. Parece que estou faltando no trabalho.

segunda-feira, agosto 10, 2009

Reescrevendo

Precisei reescrever o programa com as simulações de Monte Carlo. Da forma como estava escrito estava muito ineficiente, e daria um trabalho enorme para sumarizar os resultados. Enquanto roda vou preparando aulas e revisando os outros artigos.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Fim de férias

Esse mês prometia ser péssimo. E ao contrário, foi um dos melhores meses que eu já tive. O inesperado é a melhor parte da vida.

Aviso de utilidade pública

Nunca, mas nunca mesmo, tentem jogar bilhar com o dignissímo professor Eurilton. Nunca passei tanta vergonha na vida. Uma noite para se esquecer.

90000


Mais 90000 simulações até segunda feira. 3 máquinas paralelizadas em 90 experimentos diferentes. Diversão garantida.

quinta-feira, agosto 06, 2009

Eu já sabia

For Today’s Graduate, Just One Word: Statistics

(dica vista no Moral Hazard)

Não é a toa que fui fazer o doutorado em estatística. Mas o ponto principal da matéria, e a grande vantagem das metodologias estatísticas em relação ao que é normalmente utilizado em econometria, é o uso de técnicas que permitem explorar quantidades massivas de dados. Nisso os economistas estão engatinhando (rodar modelo linear na pnad é brincadeirinha de criança, sem chance), enquanto que na estatística esse é um tema de pesquisa fundamental.
Além de toda a parte de data mining que o artigo aborda, outro tópico fundamental em estatística são as aplicações em bioestatística, em especial sequenciamento de DNA. Este problema envolve descobrir relações significantes com bilhões de combinações possível, e com isso as técnicas usuais não funcionam bem e levam a um número enorme de falsos positivos, o que leva a necessidade de toda uma teoria assintótica muito mais sofisticada.
Outro problema é que economistas em geral não gostam de coisas sofisticadas. Preferem uma solução aproximada, simples e ineficiente a uma solução sofisticada e eficiente. Isso é ok para entender os problemas básicos e tentar obter soluções analíticas, mas em muitos casos é uma solução pobre e o problema continua resolvido de forma inadequada.

É duro ser justo

Estou trabalhando em um artigo propondo alguns estimadores para certos processos em finanças. Uma boa parte do trabalho é comparar o desempenho destes estimadores com as formas mais utilizadas na literatura. O problema é que algumas formas tradicionais são tão pouco confiáveis nesse contexto que acabo gastando muito mais tempo tentando resolver os problemas destes métodos no que nos estimadores que eu estou propondo, para ter uma comparação mais justa.

segunda-feira, agosto 03, 2009

De volta ao trabalho

Embora esta seja uma semana de "férias" involuntárias, vou aproveitando para adiantar o preparo do curso de renda fixa. Estava com um pouco de dificuldade de achar o nível certo, mas acho que a forma que estou preparando deve funcionar. Como a turma é pequena fica mais fácil calibrar o nível.
Consegui trabalhar um pouco durante o encontro de finanças, e comecei a trabalhar no segundo artigo de estimação semiparamétrica de modelos em finanças. Os resultados iniciais são bem promissores.

Entrega do Prêmio


















No Encontro de Finanças foi realizada a entrega do Prêmio Andima. Acima a foto da entrega. O grande Hotta, eu, Walter Lee Ness (presidente da SBFIN) e Julio Miranda, gerente comercial da Andima. De novo parabéns a ANDIMA, o trabalho que eles realizaram foi extremamente profissional.

domingo, agosto 02, 2009

Cinema

Nesses dois últimos dias em Porto Alegre acabei tendo tempo de (re)ver alguns filmes. Sábado a noite ligo a tv no Quality (aliás - alto nível o hotel, recomendo) no TCM e a logo depois de uma tela preta surge o nome Lee Marvin. Era The Big Red One, de Samuel Fuller. Era a versão original, e não a reconstrução que é fantástica.
Hoje para matar tempo até a saída do vôo fui assistir Public Enemies, de Michael Mann. E como sempre Mann manda ver. E além de tudo uma trilha sonora excepcional. Otis Taylor, Billie Holliday, Diana Krall (que está no filme) e Blind Willie Johnson, que inspirou a melhor trilha sonora já feita.

There's No Place Like Home

There's No Place Like Home. De volta a São Paulo.

sábado, agosto 01, 2009

Francis Diebold

Na minha opinião o ponto alto do encontro foi a conferência do Francis Diebold sobre modelos de estrutura a termo. Mesmo tendo estudado a exaustão seus artigos, foi realmente muito bom ouvir algumas de suas reflexões sobre o assunto. Diebold é uma dos pesquisadores mais importantes em forecasting e financial econometrics, com uma lista enorme de contribuições (estatística Diebold-Mariano, volatilidade realizada, microestruturas em dados de alta frequência e toda essa literatura sobre estrutura a termo).
E talvez o mais importante é que suas contribuições são extensivamente aplicadas em pesquisa e modelagem de mercado, o que talvez seja o maior reconhecimento possível para um pesquisador.

9 Encontro Brasileiro de Finanças

O encontro desse ano manteve a tendência de uma qualidade maior a cada ano. O nível dos artigos apresentados está cada vez mais homogêneo, e vi algumas apresentações bem interessantes. Recebi comentários muito bons na apresentação do artigo sobre swaps de variância, e não poderia ser diferente já que o Alan é um dos maiores conhecedores do assunto. O comentarista do artigo de fatores latentes não apareceu, mas recebi comentários muito bons de outras pessoas.
E sempre é bom rever os amigos.

Prêmio Andima e o livro




























Acima o livro com os artigos vencedores do prêmio Andima e o troféu. Preciso dar os parabéns a Andima, já que a edição do livro ficou realmente excepcional, ainda mais notando o prazo em que eles fizeram tudo. O artigo ficou muito melhor com essa edição.
Excepcional mesmo, ainda mais com uma distribuição de 2500 exemplares. E o troféu é muito bonito também.