domingo, novembro 15, 2009

Rankings e afins

O prof. Sérgio da Silva publicou um interessante artigo analisando o Qualis de Economia.
Acho que o grande problema com o Qualis está no incentivo de se publicar olhando para uma medida criada por uma comissão que responde a incentivos nem sempre relevantes. O Qualis de economia é o resultado claro de um problema de economia política. Mas sendo justo, considerando todas as pressões políticas, o resultado do Qualis atual é razoável. Os estratos A1-B1 estão bem construídos, mas com algumas distorções como o Sérgio levantou.
Houve uma óbvio favorecimento as revistas nacionais, e em parte isso é motivado pelo incentivo a criação de periódicos científicos no Brasil, o que é correto. Mas isso só faz sentido acompanhado de uma pressão para elevar os padrões das revistas nacionais ao nível das boas revistas internacionais, evitando, por exemplo, o nível absurdo de artigos de autores da própria instituição nas revistas (endogenia).
A forma mais simples de minimizar estes problemas de economia política seria ter uma comissão formada por uma parcela razoável de pesquisadores estrangeiros de alto nível.
Existem distorções flagrantes no Qualis, mas acho que a melhor resposta para isso é o pesquisador sério, e este sabe que sua pesquisa deve ter repercussão internacional nas revistas mais representativas da sua área de pesquisa, e um pesquisador sério não deixaria de mandar um bom artigo para uma revista importante de sua área devido a uma classificação incorreta em um ranking.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Concordo em parte.

Um pesquisador sério pode acabar se rendendo a endogenia sim... ele é humano tb, pode escolher a via mais fácil, mesmo sendo sério.

A CAPES já avançou em mta coisa, e a !QUALIS é uma delas. Temos que avançar nesse processo.

2:33 PM  

Postar um comentário

<< Home