sexta-feira, setembro 11, 2009

Sobre o artigo do Krugman

Eu li o artigo do Krugman sobre o estado da macroeconomia uns 3 dias atrás, e ele realmente me incomodou muito. O que pensei na hora foi que o Krugman escreveu um artigo que poderia ter sido escrito pelos piores professores do IE-Unicamp. Fiquei chocado com a quantidade de erros básicos nesse artigo, iniciando com uma compreensão absolutamente errada da idéia de mercados eficientes. A hipótese de mercados eficientes do Fama só assegura que toda a informação disponível está contida nos preços, e não diz nada que os preços estejam corretos em cada instante do tempo. Ela pode ser equivalente a um conceito de não-arbitragem, que é um conceito de precificação relativa e não precificação absoluta, e assim ela não diz diretamente nada sobre o "valor" correto dos ativos. Outras visões equivocadas sobre macroeconomia estão em todo o texto.
O John Cochrane, que é um dos maiores especialistas nas relações entre macroeconomia e finanças, dá uma resposta adequada e estes erros conceituais básicos do Krugman. Finalmente.

Dica do Gustibus, como sempre.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ei Marcio,

Quem confundiu eficiencia alocativa com eficiencia informacional nao foi o Krugman, mas o Cochrane/Fama.

"O"

9:38 AM  
Blogger Márcio Laurini said...

Não, quem confundiu foi o Krugman mesmo. Eficiência no sentido do Fama só quer dizer que os preços são um processo semimartingale local, e assim é uma noção de precificação relativa, ou seja, em relação aos preços dos demais ativos na economia.
Não existe uma noção de que cada preço deve ser justo ou de equilíbrio em cada instante do tempo nessa formulação. Não é uma teoria de valor ou de equilíbrio geral. É a mesma diferença do apt para o capm.

Se quiser te passo umas boas referências de finanças.

10:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

"But this evidence was of an oddly limited form. Finance economists rarely asked the seemingly obvious (though not easily answered) question of whether asset prices made sense given real-world fundamentals like earnings. Instead, they asked only whether asset prices made sense given other asset prices."
Krugman

9:22 PM  

Postar um comentário

<< Home