sábado, março 07, 2009

Novas Aquisições - História da Estatística

Uma Senhora Toma Chá: Como a Estatística Revolucionou a Ciência no Século XX. David Salzburg.

Eu não conhecia o livro, e a vi a dica no Gustibus. O livro é uma introdução informal aos desenvolvimentos da teoria estatística, desde a sua criação. Vale a leitura.
Nesta edição existe uma introdução do autor a edição brasileira, aonde o autor comenta sobre alguns estatísticos brasileiros importantes. Citando com muito mérito as contribuições importantíssimas do Prof. Pedro Morettin, uma das referências mais importantes em séries temporais e análise estatística por Wavelets; Gilberto Paula , com seus modelos de análise de influência, entre outros. Mas faltou muita gente importante. De cara eu lembro de todo o pessoal Bayesiano, com o exemplo mais importante de Hélio Migon, que era o brasileiro mais citado no exterior, com seu fundamental artigo de análise Bayesiana de Séries Temporais. Ou então a geração mais nova, como o Marcelo Moreira da Epge com artigos muito importantes sobre weak instruments.
Estatística é uma área em que o Brasil mostra importância, existindo sistematicamente publicações nas revistas mais importantes da área.