sábado, novembro 29, 2008

Boxe

Não considero Boxe um esporte. Uma luta clássica de boxe é muito mais que isso. Quando um Muhammad Ali lutava, ele não queria derrubar um oponente. Ele queria colocar o mundo aos seus pés. Cada punch era um ato político. Ver uma luta de um Sugar Ray Robinson não é assistir um evento, é testemunhar a história.

quinta-feira, novembro 27, 2008

Palestra sobre "Sequential Monte Carlo Methods" no IME-USP

Seminário Imperdível no Ime-USP, na segunda feira, dia 01/12/2008, apresentado pelo Hedibert Lopes:

Particle Learning and Smoothing
Carlos M. Carvalho, Michael Johannes, Hedibert F. Lopes
and Nicholas Polson
First draft: December 2007
This version: October 2008

Abstract
This paper provides novel particle learning (PL) methods for sequential Filtering, parameter learning and smoothing in a general class of state space models. The approach extends existing particle methods by incorporating unknown fixed parameters, utilizing sufficient statistics, for the parameters and/or the states, and allowing for nonlinearities in the model. We also show how to solve the state smoothing problem, integrating out parameter uncertainty. We show that our algorithms outperform MCMC, as well as existing particle filtering algorithms.
Keywords: Particle Learning, Filtering, Smoothing, Mixture Kalman Filter, Bayesian
Inference, Bayes factor, State Space Models.

Carvalho, Lopes and Polson are at the Graduate School of Business, University of Chicago, 5807
S. Woodlawn, Chicago IL 60637. email: carlos.carvalho@chicagogsb.edu, hlopes@chicagogsb.edu and ngp@chicagogsb.edu. Johannes is at the Graduate School of Business, Columbia University, 3022 Broadway, NY, NY, 10027. email: mj335@columbia.edu.


De volta

Finalmente terminei a revisão do artigo, e agora já posso dormir mais tranquilo com a resubmissão para a a revista. Depois de ler, reler, recalcular, corrigir e reescrever umas 90 vezes, terminar é um alívio enorme.

terça-feira, novembro 25, 2008

Como embarcamos na crise financeira

Como embarcamos na crise financeira, por Lawrence H. White.
(dica do Shikida).

Até agora a melhor análise sobre a crise atual, e eu concordo quase integralmente. A origem da crise está na política de incentivo aos financiamentos subprime, e a necessidade de liquidez derivada.
A crise não é causada pela "Ganância" como nosso presidente assume, ou pela "picaretagem das finanças" como outras pessoas assumem. Contra o primeiro argumento fica evidente que o problema foi gerado por uma política pública (e que seria chamada de desenvolvimentista aqui no Brasil). Contra o segundo argumento, é só verificar que algumas das inovações financeiras demonizadas recentemente vão muito bem, obrigado. Caso mais típico é o mercado de Credit Default Swaps.
Outro ponto interessante é que nesta análise fica evidente que o problema não foi de falta de regulamentação, e na verdade o problema foi de excesso de regulamentação e incentivos públicos incorretos. Se Freddie Mac e Fannie Mae fossem totalmente privados provavelmente não teriam assumido posições tão arriscadas.

segunda-feira, novembro 24, 2008

Maratona

Maratona de final de ano começando. Semana de provas no doutorado, e logo em seguida viagem para a SBE. O plano era mandar a revisão de um artigo para a revista hoje, mas não deu. Mas ficou faltando só a leitura final, e é bom ficar um tempo sem ler.

Leitura do Dia - Pricing and Hedging of Derivatives: an Introduction with a Focus on Continuous-Time Models

Bons momentos da universidade

quinta-feira, novembro 20, 2008

Novas Aquisições - Quantitative Geography

Quantitative Geography - Perspectives on Spatial Data Analysis - A. Stewart Fotheringham, Chris Brunsdon, Martin Charlton

Comprei só pela table of contents, e achei o livro bastante introdutório. Esperava que a abordagem estatística fosse mais detalhada, mas mesmo assim o livro vale a leitura, especialmente para quem não é da área. O texto é muito bem escrito.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Revista de Economia e Administração

A Revista de Economia e Administração, que é editada pelo Ibmec São Paulo, está agora totalmente disponível online, e também o sistema de submissão é todo eletrônico.
Tendo como editor o monumental Prof. Antônio Zoratto Sanvicente, uma garantia de qualidade e seriedade.

O site da revista está nesse link.

e o link com as edições anteriores neste link.

terça-feira, novembro 18, 2008

Fim dos tempos

Estou chocado. Esses dias ligo a tv e vejo pretensos membros de uma pretensa banda de rock mostrando sua receita de suco de clorofila. Agora esperando Hermes e Renato em um outro programa uma outra pretensa banda de rock (pretensa mesmo, já que o som é um lixo) comenta que o som de uma outra banda é sexista demais.

Atenção naves alienígenas - aceito carona para qualquer lugar. Aqui não dá mais.

Galeria de Heróis - Ole Barndorff-Nielsen

Among Barndorff-Nielsen's early scientific contributions are his work on exponential families and on the foundations of statistics, in particular sufficiency and conditional inference. In 1977 he introduced the hyperbolic distribution as a mathematical model of the size-distribution of sand grains, formalising heuristic ideas proposed by Ralph Alger Bagnold. He also derived the larger class of generalised hyperbolic distributions. These distributions, in particular the normal-inverse Gaussian (NIG) distribution, have later turned out to be useful in many other areas of science, in particular turbulence and finance. The NIG-distribution is now widely used to describe the distribution of returns from financial assets. Later Barndorff-Nielsen played a leading role in the application of differential geometry to investigate statistical models. Another main contribution is his work on asymptotic methods in statistics, not least his formula for the conditional distribution of the maximum likelihood estimator given an ancillary statistic that generalizes a formula by Ronald A. Fisher (originally called the p * -formula, but now known as the Barndorff-Nielsen formula). He has jointly with David Cox written two influential books on asymptotic techniques in statistics. Since the mid-90s Barndorff-Nielsens has worked on stochastic models in finance and turbulence, on statistical methods for the analysis of data from experiments in quantum physics, and has contributed to the theory of Levy processes.

Quase todas as contribuições importantes em estatística, e em especial, econometria de finanças tem um toque do Barndorff-Nielsen. E ele continua publicando artigos fundamentais, como toda a literatura de volatilidade realizada.

segunda-feira, novembro 17, 2008

Hocus Pocus

Another flaw in human character is that everybody wants to build and nobody wants to do maintenance.

Eugene Debs Hartke in Hocus Pocus, de Kurt Vonnegut Jr.

Hocus Pocus foi o último romance de Kurt. E como algum dos clássicos de Kurt, começa devagar, constrói personagens, e finalmente termina em uma explosão genial. E como em todos os outros ele é permeado por momentos singulares. E de certa forma é muito similar ao primeiro romance de Kurt, Player Piano.

Mas o que interessa é que a frase acima representa o espírito destes dias.

sábado, novembro 15, 2008

Fechando a posição

É, acho que vai dar. Consigo revisar e submeter tudo o que estava em andamento até o final de dezembro, e assim também entrego a tese com tudo já apresentado em congressos e submetido.
Acho que na tese vão entrar os 4 artigos sobre modelagem de taxas de juros, o de construção de curvas de volatilidade implícita e mais um novo sobre mensuração de market depth usando high frequency data.

quinta-feira, novembro 13, 2008

Research in Options

Research In Options 2008

Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil

Nov. 24th - Nov. 26th, 2008

http://w3.impa.br/~zubelli/rio2008/finalfinancasannounc.jpg


O congresso que o Impa está sediando é basicamente imperdível. (Bom eu não poderia ir esse ano, já que bate com uma prova do doutorado), mas é um dos congressos mais importantes do ano aqui no Brasil. E como ele é um congresso com um número não tão grande de participantes, a interação é muito maior.
A lista de Speakers já mostra a importância do evento: Dupire, Avellaneda, Grasselli, etc.
É possível para medir a importância de um evento pela lista de livros fundamentaisde alguns dos speakers, como o fundamental (e difícil) Diffusions, Markov Processes and Martingales de Chris Rogers; Derivatives in Financial Markets with Stochastic Volatility do Fouque; Financial Modelling with Jump Process do Cont.
Além de tudo é sempre bom ver as sempre excelentes apresentações dos amigos Georgy Varga e do Alberto Ohashi.

Então quebrem logo o porquinho e vão logo para o evento.

Obrigado ao Alan André pela mensagem sobre o congresso.

quarta-feira, novembro 12, 2008

Preparando se para os tempos difíceis

Hard Times. Clássico com o grande Charles. Recomendado em épocas de crise e depressão econômica.

2000 linhas

Hoje consegui colocar para rodar o novo procedimento para a revisão do artigo. Deu um pouco de trabalho, já que o programa estava com mais de 2000 linhas, mesmo com o uso de vários funções. Ainda falta uma parte para programar, mas esta é mais simples.
Depois de terminar o artigo, e ele sendo aceito, a idéia é gerar uma biblioteca no R com a metodologia. Construir a biblioteca não é tão difícil, mas fazer a documentação é bem trabalhoso e o tempo não anda sobrando.

terça-feira, novembro 11, 2008

Evolução

Um motivo de satisfação: ler com mais tranquilidade alguns artigos que antes eu considerava matematicamente bem complicados. Em especial eu estava revendo os artigos sobre estimação de volatilidade realizada, e agora a parte que envolve semimartingales está fluindo bem.
O curso que estou assistindo de cálculo estocástico no doutorado da matemática do Imecc tem sido realmente muito importante.

segunda-feira, novembro 10, 2008

Revisões

Final de semana pensando na revisão do artigo. Hoje consegui as referências que faltavam, e já pensei nas modificações. Vai dar um pouco de trabalho, mas da forma que eu estruturei a programação dá para fazer.
Precisei parar a submissão do outro artigo (na verdade fui trabalhando nele enquanto pensava no outro, mas foi devagar), mas uma revisão é mais importante.

Você é imaturo

http://www.cinetelia.com/2008/02/27-frases-de-cine-3.html
Finalmente comprei minha cópia deste épico intelectual. Diálogos brilhantes, roteiro perfeito, frases memoráveis. Marion Cobretti é rei .

sábado, novembro 08, 2008

Dias estranhos

Mais uma semana incomum. E o tempo passou mais rápido do que a semana anterior.
Consegui adiantar um pouco o artigo para submissão, e agora falta rodar tudo de novo para checar os resultados e escrever um texto final. Também já defini a revista.
Ontém chegou o resultado da submissão inicial de um outro artigo. Neste caso foram 3 pareceristas, dois a favor e um neutro, mas as mudanças pedidas são relativamente simples. Acho que as chances são boas.
Estranho que fiquei esperando resultados de submissão o ano todo, e agora elas chegam todas de uma vez. Estão chegando em um momento importante, mas como sempre no período mais corrido do ano.
É a vida.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Libertando o passado


O plano é ter todos os artigos que estavam parados submetidos até o final do ano.
Hoje consegui colocar para rodar um artigo mais antigo que estava parado, sobre um modelo não-paramétrico de previsão de curvas.
Hoje consegui fazer todas as alterações necessárias, e vendo depois de um bom período acho que ele se sustenta.
Se não ocorrer nenhum imprevisto até o final da semana que vem ele já estará na luta.

terça-feira, novembro 04, 2008

Leitura do Dia - THE LIMITS OF DIVERSIFICATION WHEN LOSSES MAY BE LARGE

THE LIMITS OF DIVERSIFICATION WHEN LOSSES MAY BE LARGE∗
Rustam Ibragimov Johan Waldenb
Department of Economics, Harvard University, Cambridge, MA 02138, USA
Haas School of Business, University of California at Berkeley, Berkeley, CA 94720, USA

ABSTRACT
Recent results in value at risk analysis show that, for extremely heavy-tailed risks with unbounded distribution support, diversification may increase value at risk, and that generally it is difficult to construct an appropriate risk measure for such distributions. We further analyze the limitations of diversification for heavy-tailed risks. We provide additional insight in two ways. First, we show that similar nondiversification results are valid for a large class of risks with bounded support, as long as the risks are concentrated on a sufficiently large interval. The required length of the support depends on the number of risks available and on the degree of heavy-tailedness. Second, we relate the value at risk approach to more general risk frameworks. We argue that in markets for risky assets where the number of assets is limited compared with
the (bounded) distribution support of the risks, unbounded heavy-tailed risks may provide a reasonable approximation. We suggest that this type of analysis may have a role in explaining various types of market failures in markets for assets with possibly large negative outcomes.






Econometrics Toolbox

A Mathworks lançou uma toolbox oficial de Econometria para o Matlab. Algumas funções interessantes, mas por exemplo o R tem muito mais recursos (e não custa nada).
Mas já é um começo.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Leitura do Dia - Edição Especial do Journal of Econometrics

O Volume 146, Issue 2, Pages 199-376 (October 2008) do Journal of Econometrics é uma edição especial em homenagem as constribuições do Charles Nelson.
Vale ler todos absolutamente todos os artigos desta edição.

domingo, novembro 02, 2008

Um pouco de paz, afinal.

Foi o primeiro fim de semana em um mês que consegui realmente descansar um pouco. Ultima semana foi tão pesada que não consegui ler nada que não estivesse relacionado ao doutorado ou a pesquisa, o que realmente acho uma péssima situação.
Mas sábado a tarde já deu para ir recuperando o tempo perdido. Coloquei na mochila algo do Doutor, e na viagem para casa já deu para ler um pouco. A leitura foi alternada com a Sexy desse mês de novembro (que está de parabéns, as fotos realmente ficaram excepcionais) o volume 2 do Statistics and Econometrics Models, Gourieroux and Monfort.
Mas a melhor parte do final de semana sempre é quando vou buscar a minha namorada a noite. Não existe nada igual a ter a mulher mais linda de todo o mundo ao seu lado.

O padrão máximo de qualidade

Tenho um padrão para avaliar se um filme é realmente bom ou não. O teste é colocar para meu pai assistir. Se ele assistir sem dormir nenhuma vez, é uma prova da qualidade máxima do filme.
Ontem coloquei para ele assistir Into The Wild. Ele assistiu direto, acho que nem levantou para pegar um café.

sábado, novembro 01, 2008

Está no ar

A natureza do tempo

As três últimas semanas tem sido extremas. Não me lembro de um período recente com tantas coisas acontecendo. Cada dia parece durar 96 horas.