sábado, dezembro 20, 2008

O ano de 2008

O ano ainda não acabou, mas acho que já dá para fazer uma "retrospectiva" do que eu li, ouvi e assisti nesse ano. Lógico que me importa apenas o ano que eu li, não o ano que foi produzida a obra.

Na leitura técnica, um ano de muito estudo e muitos livros. Mas os que mais me acrescenteram:

Probability with Martingales. David Williams. Muito bem escrito e interessante. Usei seguidamente em cursos. Se um dia eu desse um curso de probabilidade, seria com ele.
Simulation and Inference for Stochastic Differential Equations - With R Examples. Stefano Iacus. Um livro que eu estava aguardando, e não me decepcionou nem um pouco. Obrigatório para econometria de equações diferenciais estocásticas.
Limit Theorems for Stochastic Process. Jean Jacod e Albert Shiryaev. Ainda estou lendo, e falta muito, e é bem sofisticado e completo. Mas é um Shiryaev, e quem já leu sabe o que isso significa.

Em literatura foi um ano de boas leituras, principalmente no primeiro semestre. Os melhores livros lidos nesse ano:

"Dias na Birmânia", do George Orwell. Porrada pura o primeiro livro do Orwell.
Resistência - Ernesto Sábato. Belíssimo, um dos últimos grandes escritores vivos.
The Cyberiad. Stanislaw Lem. Fantástico - fábulas para a era espacial.
Snow Crash, de Neil Stephenson. - Talvez a mais completa sf dos ultimos tempos. Multidimensiona, original, etc.
Werner Herzog. Caminhando no Gelo. Herzog on the road. Li inteiro sem nenhuma parada.

Música - Acho que melhor disco novo que ouvi nesse ano foi o do Pat Metheny - Day Trip. Esse não sai do carro. Mas consegui comprar muita coisa do Miles, e por isso o ano valeu.

Filme - Into the Wild. O filme mais tocante que vi nos últimos anos. Esse bateu forte.