quarta-feira, outubro 15, 2008

Novo working paper - Funções de Cópula na Precificação de Opções

Funções de Cópula na Precificação de Opções

Rodrigo Moreira de Assis
Márcio Poletti Laurini

Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia para a precificação de opções usando teoria de cópulas, e mostrando os procedimentos necessários para a implementação de modelos baseados em funções de cópula a dados reais. A partir de séries de retorno de ações, construiremos, ao longo do texto, uma metodologia para precificar opções do tipo spread sobre mais de um ativo subjacente usando simulação de Monte Carlo.
Palavras-chave: 1. Teoria de cópulas 2. Precificação de opções 3. Estrutura de dependência



Essa é a primeira versão do artigo sobre precificações de Spread Options usando teoria de cópulas. A idéia principal é desenvolver uma metodologia de precificação de derivativos multivariados que seja mais flexível para modelar estruturas de dependência entre ativos e condições mais gerais nas distribuições marginais. No artigo as distrivuições marginais são modeladas usando distribuições hiperbólicas generalizadas, que estão relacionadas a processos de Levy, com a possibilidade de descontinuidades (saltos), caudas pesadas e assimetria, e a estrutura de dependência entre ativos contempla a possibilidade de estruturas de dependência não-lineares como por exemplo tail-dependence. Uma das grandes fraquezas da modelagem atual de derivativos está na precificação instrumentos de correlação, que são instáveis e na maioria dos casos especificadas incorretamente, como no caso de precificação de CDS. A abordagem por Cópulas tenta tratar deste problema de especificação.

Ainda não é a versão final, mas o trabalho que o Rodrigo fez ficou tão bom que vale a pena colocar esta versão inicial com a descrição mais detalhada da metodologia. A revisão sobre Cópulas e metodologias de Inferência em Cópulas ficou realmente excepcional, e acho que será bastante útil para pessoas interessadas neste assunto.

Novamente parabéns ao Rodrigo. Podem anotar esse nome, o cara é muito bom.