sábado, setembro 20, 2008

Além do simplismo

Até que enfim uma opinião razoável sobre a crise. Excelentes pontos colocado pelo Alex.
Não são as opiniões da esquerda que estão me incomodando neste caso - que vão desde o trivial agora é o fim do capitalismo (quantas vezes ouvimos isso ...) ou como é tradicional no governo atual de se apropriar de ações que antes condenavam (agora o Proer é considerado uma atitude correta).
O ponto é que o pessoal mais ligado a alguma forma de liberalismo vem sistematicamente defendendo que a melhor opção é deixar o sistema financeiro quebrar, para evitar moral hazard.
Como o Alex colocou bem, a decisão do Fed é decidir sobre dois possíveis equilíbrios, o primeiro não socorrendo o sistema bancário e com uma perda potencial imensa no sistema financeiro e na economia "real", e outro com uma possível perda após a revenda a preços de mercado dos ativos atualmente ilíquidos. As duas decisões implicam em perdas, a questão é decidir qual delas tem a menor perda esperada. Mesmo colocando o potencial moral hazard futuro na função de perda, parece bem claro que o socorro é ainda a decisão mais adequada.