domingo, maio 18, 2008

Origens

Por acaso hoje assisti um episódio de Lost. Eu acompanhava no começo, mas quando o seriado entrou na fase Arquivo X (tradução - toda forma de enrolação desconexa para aproveitar a audiência) deixei de acompanhar.
Vi hoje que um dos personagens fazia viagens no tempo, na verdade apenas sua mente viajava para distintas épocas.
Bom, claramente isto é inspirado em Billy Pilgrim, de Matadouro 5, que viajava por distintas épocas. Matadouro 5 é um dos maiores romances de todos os tempos, e é incrivelmente original.
Podemos traçar boa parte dos temas explorados em ficção científica a apenas alguns autores. Jules Verne, H. G. Wells, Isaac Asimov e Arthur C. Clarke e Kurt Vonnegut. Boa parte de todos os trabalhos são combinações de elementos introduzidos por estes autores. E mais importante que isto estes autores influenciaram a humanidade com suas visões do futuro. Submarinos, exploração do espaço, robótica, os efeitos de guerras mundiais foram preditos por obras destes autores.
Posso dizer que meu amor a leitura foi iniciado pelas obras de Jules Verne (Júlio Verne nas edições brasileiras). Já li e reli Jornada ao Centro da Terra muitas vezes, e em todas elas a magia permanece igual. Prof. Lidenbrock, membro de inúmeras sociedades científicas, tem sido meu modelo desde aquela época.