quarta-feira, abril 02, 2008

Multitasking

Minha principal ocupação é a de assistente de pesquisa (e por isso a alcunha de econometrista de aluguel).
Em geral eu tenho que resolver qualquer tipo de problema que envolva programação, econometria, métodos numéricos, gerenciamento de banco de dados, etc. Qualquer parada que precise disso cai na minha mão.
E os problemas vem de todas as áreas - finanças, econometria, microeconometria, OI, adminstração, etc. A parte legal deste cargo é que ele permite resolver problemas em todas as áreas, e para isso eu preciso estudar problemas totalmente diversos. E cada problema que você resolve, mesmo que seja em uma área que não te interesse, sempre agrega algum conhecimento. Outra coisa boa é que você aprende a resolver os problemas de forma rápida, já que não dá pra acumular problema.
Uma coisa interessante é que em geral se trabalha em vários problemas ao mesmo tempo - por exemplo hoje no começo da tarde estava trabalhando na contrução de um estimador usando inferência indireta; logo depois a implementação de um modelo bayesiano de correção de erros, depois um problema de um modelo estrutural com efeitos de tratamento a la Heckman, depois um problema de banco de dados, e antes de sair em uma decomposição de valor singular em modelo de parâmetros variantes no tempo.
E a transição entre os problemas é sempre da mesma forma - levanto, vou até a maquina de café, tomo um café e começo a pensar em como resolver o próximo problema.