quinta-feira, abril 10, 2008

Essa até doeu.

ONU culpa mercados por alta mundial no preço dos alimentos


Essa eu imaginei uma cena a la Goldfinger - um vilão olhando para um globo e conspirando "A fome me fará RICOOOOOO HAHAHAHAHAHAHH" e pensando em como manipular o mercado global.
Em um total desconhecimento do mercado de commodities, nossos "sábios" culpam os suspeitos habituais - o "mercado" e "o agronegócio".
E falando de ataques especulativos - quando se ensinar no IE-Unicamp a matemática e o cálculo estocásticos necessários a formalização de um modelo de ataque especulativo eu dou bola pra opinião de um professor de lá.

p.s. - e são essas mesmas pessoas que são contra alimentos transgênicos - que aumentariam a produtividade do cultivo. Demanda mundial de alimentos aumentou pela elevação dos padrões de vida em parte dos países emergentes. Mas como eu já escrevi aqui - nossos "sábios" querem a produção agrícola para subsistência, por agricultores socialistas e politizados (e miseráveis) que não pensem no mercado.


Falando de Goldfinger - filme notável pela cena da mulher pintada de ouro e por uma série de diálogos clássicos. E também pelo melhor nome de Bond girl em toda a série - Pussy Galore . Nesse filme Bond é tão macho que seduz até vilã chefe de uma gang lésbica.

2 Comments:

Blogger Cristiano said...

Classico total bem citado.

Bom, a melhor cena é quando Goldfinger fala para 007 que espera que ele morra. A lendária sequencia do laser.

11:23 PM  
Blogger Paulo Henrique said...

Caríssimo, estou à procura de uma boa explicação destes fenômenos econômicos recentes. A crise subprime poderia ter sido evitada? Como? Já havia sinais da bolha há anos, pois não? Quanto aos alimentos: os pobres estão comendo mais, como diz o Lula. Sim, mas me parece não ser a única causa do problema. Geralmente não há uma única causa, mas uma conjunção delas. Qual o papel dos biocombustíveis? Os gringos estão dizendo que a culpa é do Brasil!!! O argumento do Jornal da Globo de ontem me pareceu bom: se os ricos abrissem seus mercados aos produtos agrícolas do Brasil (e reduzissem os subsídios), criariam incentivos para os produtores daqui - e de outros emergentes.
abraço

11:38 AM  

Postar um comentário

<< Home