segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Miles e algumas lições.

Assino embaixo deste post do Cris. Mas destaco algumas outras lições dele.
Primeira lição - mesmo sendo afro-americano, veio de uma família de posses nos EUA. Nos anos 20. E estas posses foram conquistadas sem nenhuma necessidade de cotas raciais.
Segunda lição - Nunca esteve preso aos formalismos. Pulou fora da Juilliard para estudar por conta própria.
Terceira lição - Junto com outro gênio - John Coltrane - não ficaram presos a forma de música que rendeu o primeiro sucesso. Eu não sei de cabeça quantas vezes Miles e Coltrane reinventaram o jazz. E algumas vezes as inovações foram inicialmente detonadas. Não existe boa arte por encomenda da gravadora e para agradar ao público.
Quarta lição - Racismo. Da mesma forma que muitos de seus grupos geniais só tinham afro-americanos, muitos deles só eram em sua maioria de brancos (John McLaughlin por exemplo). E o Miles só olhava para a qualidade da música, e não a cor do instrumentista. E note que em toda sua carreira Miles lutou contra o racismo e defendeu a sua origem por meio do talento e de uma busca incessante da superação.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Mestre,

eu tb assino embaixo deste belo texto.

Nota: depois manda as duas imagens do post abaixo para apreciação. Realmente, gostaria de ver como era a original e a modificada. Sobre o GIMP, salvo se o usuário precisa de integração total dos programas da ADOBE (as famosas, pesadas e demandantes de muita máquina suites CS2 e CS3), o GIMP manda muito mais que o Photoshop.

9:50 PM  

Postar um comentário

<< Home