quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Meus Heróis - Danny Quah

Cada pessoas tem seus próprios critérios para escolher seus ídolos, mas em geral são pessoas que se destacam nos valores que nós achamos importantes. Neste sentido um dos meus maiores ídolos em Economia é o professor da LSE e atual head do departamento de Economia Danny Quah.
Quah tem alguns trabalhos muito importantes na área de convergência econômica (em especial o uso de métodos não-paramétricos, que é uma área em que eu trabalho) e também da famosa decomposição de Blanchard-Quah em vetores autoregressivos estruturais.
Além disso ele criou sua própria linguagem de programação econométrica TsRf (Time Series and Random Fields) , e isso já bastava para entrar na minha lista de ídolos. Uma época comecei a usar a linguagem, e resolvi fazer uma implementação em Windows. Na verdade eu não precisaria desta implementação, já que sempre usei Linux, mas resolvi fazer pelo desafio e para ajudar quem teria interesse em trabalhar com ela. Mas descobri que precisaria de uma biblioteca adicional e escrevi pedindo ajuda para o Quah. Ele foi extremamente simpático e com a ajuda dele consegui implementar a versão windows. (Que se encontra no site do TsRf, para quem quiser usar).
Agora descobri que ele mantém um blog bem interessante e divertido.