sexta-feira, janeiro 04, 2008

Clima e desenvolvimento

O Philipe, do blog Matizes Escondidos fez uma análise interessante sobre a discussão do clima sobre o desenvolvimento de uma região. Usando dados IDH e latitude de munícipios brasileiros, ele encontra uma relação negativa entre a latitude e o IDH, é bem explicada no post:

"Existe na literatura sobre crescimento econômico uma discussão sobre a influência do clima de uma região em seu desenvolvimento (ver The Mistery of Economic Growth, de Elhanan Helpman, para uma síntese).

Uma dessas possíveis vias de influência se daria da seguinte forma (muito simplificadamente): em regiões de clima mais frio, culturas como o do trigo prosperam. Essas atividades se desenvolveriam em propriedades médias e pequenas, determinando uma distribuição de renda mais equitativa, com formação de uma vasta classe média. Tudo isso, por sua vez daria origem a um arcabouço institucional que protegeria a propriedade privada, incentivaria a atividade produtiva, etc.

Já em regiões de clima quente, seriam culturas como a da cana-de-açúcar que prosperariam. Essas culturas são realizadas em propriedades grandes (plantation), geralmente com trabalho cativo, o que proporcionaria a formação de uma sociedade de (poucos) proprietários, (muitos) pobres e uma classe média reduzida. Uma sociedade assim, segue o argumento, dá origem a um arcabouço institucional que não estimula a produção, nem estende a todos os seus membros o direito de propriedade, etc.

Teríamos assim que, segundo esse raciocínio, a influência do clima no desenvolvimento econômico se daria da seguinte forma: o clima determina a estrutura produtiva básica de uma região, essa estrutura produtiva determinaria suas instituições, e essas instituições, de acordo com suas características, influenciariam o desenvolvimento econômico."

E no post ele também coloca a regressão com os resultados. Na minha experiência com os dados de muncípios de Brasil, eu trabalharia com uma regressão não-linear, já que existe uma série de resultados apontando para uma relação não-linear entre renda e desenvolvimento no Brasil, ligada ao processo de formação de clubes de convergência de renda. Eu fiz uma regressão não-paramétrica rápida para ilustrar a diferença com os resultados do Philipe:

























Na minha regressão existe uma região com relação positiva entre latitude e renda, embora a relação seja negativa para uma boa parte dos municípios. Seria interessante controlar por outras características do município não-ligadas ao clima (e também adicionar outros controles de clima). mas os resultados do Philipe são bem interessantes e se trabalhados dariam um artigo bem legal.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Prezado Márcio,

Muito obrigado pelos comentários.

Ao contrário dos autores da maiorias dos blogs que leio, eu não sou economista nem tenho um bom background em econometria, de forma que às vezes tenho alguns insights que poderiam ser melhor trabalhados.

Muito obrigado pela citação e pelos comentários!

9:33 PM  
Blogger Zecao said...

sugestão: quem sabe inverter os eixos x e y p/ fica mais intuitivo?

9:14 PM  
Blogger Zecao said...

sugestão: quem sabe inverter os eixos x e y não fica mais intuitivo?

9:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fica igual ao Brasil, falo mesmo! heUHEuheUHEUh

4:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Márcio
Venho pensando nisso e estudando esse assunto, agora em mais detalhe. Isso vale para o mundo todo, Maior Latitude, mas longe do Equador, maior o IDH, não é Inverso, é Direto. Vejamos, Latitude, por exemplo, +/- 10o, só países de baixo IDH, África Sub-Saariana, Indonésia, Norte da América do Sul. Latitude maior que =/-35o - IDH Alto: EUA, Canadá, toda Europa, Japão, Coréia, hoje China, sul da Autrália, Nova Zelandia. No Brasil, tirando o DF, os IDH altos vão do RJ para o sul, sempre na maior latitude.
Abraços - Carlos Carrion
c.carrion.t@gmail.com

1:19 PM  

Postar um comentário

<< Home