terça-feira, dezembro 04, 2007

Volatilidade Realizada

Hoje coloquei em funcionamento a primeira versão do sistema de cálculo de volatilidades realizadas.
Volatilidades realizadas são aquelas calculadas usando a variação dos preços do intra-day, e a grande vantagem é que são medidas observáveis e livres de modelo. Sob algumas condições (intervalo de amostragem indo para zero) a variância realizada converge para o incremento na variação quadrática, que é uma medida de variância fundamental em processos em tempo contínuo e precificação de opções. Um problema é que na presença de microestrutura de mercado a variância realizada é contaminada com o ruído de microestrutura, e o estimador fica inconsistente, e algumas correções foram propostas. É uma área de pesquisa extremamente interessante, embora o nível técnico seja bem alto (exige propriedades estatísticas de semimartigales e processos afins).
Uma boa introdução ao assunto está nesse material:

Analysis of High Frequency Financial Data: Models, Methods and Software. Part II: Modeling and Forecasting Realized Variance Measures.
Eric Zivot

O sistema que eu montei está bem automatizado, já que aproveitei toda a estrutura que montei para o meu sistema de gerenciamento de dados de alta freqüencia. Organização dos dados, construção de spreads, tratamento de outliers, etc estão funcionando de forma bem eficiente.
O próximo passo é montar uma interface com o sistema que calcula volatilidades implícitas em preços de opções e estimação de volatilidades usando modelos de volatilidade condicional, mas isto é simples, e posso realizar usando meu sistema de banco de dados.