terça-feira, dezembro 04, 2007

De castelo em castelo

Ao lado da cama, "De Castelo em Castelo" de Louis-Ferdinand Celine. Ele já está ali há um bom tempo, bem mais do que a média. É difícil avançar, são basicamente 405 páginas de amargura e ódio despejadas por Celine. Mas é Celine, e isso já diz tudo.
Eu acho que Jornada ao Viagem ao Fim da Noite é um dos rompimentos da literatura universal. Acho que junto com Fome de Hamsun marca o ínicio de uma nova literatura, de descrença na humanidade e niilismo, e uma nova comédia humana.
Eu já comentei aqui de uma outra obra de Celine que eu acho extraordinária, mais pelo tema do que pela parte literária - A vida e obra de Semmelweis. Uma obra sobre a insanidade de um único ser racional em um mundo corrupto. Uma obra prima.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Vc está tal livro ao lado da cama! Não perca tempo e termine a leitura. É um belo livro. Neste post, concordo até com as virgulas. Celine e Hamsun são inesqueciveis para aqueles que visitam suas páginas.

2:00 PM  

Postar um comentário

<< Home