segunda-feira, outubro 01, 2007

Problemas técnicos

Hoje resolvi dois problemas técnicos no meu laptop que estavam tirando a minha paciência. O primeiro foi a conexão do matlab aos meus servidores de banco de dados. Desde a atualização do sistema eu não conseguia conectar ao MySQL rodando no próprio laptop.
O pior de tudo é que era uma besteira - o driver JDBC tentava conectar ao servidor e o networking estava desabilitado localmente. Foi só comentar a linha skip-networking no /etc/my.cnf que tudo funcionou.
O outro problema era que a minha instalação do R não instalava a biblioteca tcltk, e sem ela não conseguia instalar a biblioteca fEcofin que é usada pela fOptions que eu uso nas minhas pesquisas. Eu tive que instalar os pacotes tcl e tk via source, e depois ainda adicionar as localizações no configure do R. Com isso agora funciona tudo.