quarta-feira, outubro 17, 2007

Novas Aquisições - A Queda

A Queda , Albert Camus.

Talvez o grande livro sobre o absurdo da existência; e seguidor do estilo de narrativa de "Notas do Subsolo" de Dostoyevski. Outros dois livros de Camus entram na minha lista de livros marcantes - "O Estrangeiro" e "A Peste". Além de suas contribuições a literatura e a filosofia, minha admiração por Camus vem de sua resistência aos movimentos totalitários.
Suas críticas ao socialismo soviético o levaram a um virtual banimento pelos intelectuais (o mais notável sendo Sartre) de sua época. É de certa forma paradoxal o apoio dos escritores existencialistas ao marxismo - como uma corrente filosófica focada no indivíduo poderia apoiar a anulação do indivíduo em nome do estado, e todos os crimes que foram cometidos em nome da "coletividade".




1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Grande livro e belo texto estes seu! Favorito da casa. Sobre o banimento por Sartre, acho que este estava sob a forte influencia de alguma pequena. Ele pode ter escrito Nausea, mas falar a merda que Che Guevara é o homem mais belo já visto, mostra que Sartre era muito mais um iconoclasta que um pensador sério. É a única explicação. Bom, ainda acho que o grande existencialista foi o Kierkegaard.

2:48 PM  

Postar um comentário

<< Home