segunda-feira, outubro 15, 2007

Nobel

O prêmio Nobel de Economia foi dado para Leonid Hurwicz, Eric S. Maskin, and Roger B. Myerson pelo desenvolvimento da teoria de "mechanism design". Esta área de pesquisa é bem distante do que eu trabalho, mas é fácil reconhecer a importância desta análise. Foi uma boa escolha, e como todo Nobel vai despertar interesse sobre a área de pesquisa. Em alguns casos o Nobel premia pesquisas que já são de uso comum, por exemplo o Nobel do Merton e do Scholes (precificação de ativos contingentes) ou então o prêmio do Engle e do Granger. Mas em alguns casos o Nobel premia áreas de pesquisa bem específicas, como no caso deste ano e do Kahneman e Smith.
A curiosidade - eu tenho uma carta assinada pelo Eric Maskin, que recebi quando tive um artigo aceito na Economics Letters, que é editada por ele.

2 Comments:

Blogger Cristiano said...

Mestre,

(1) Blue Train é um discaço. Picanha nobre do Vassourão;
(2) Belo texto sobre Na pior em Paris e Londres. Finalmente, comprei uma edição depois de anos.
(3) Vc acredita que nunca vi La Haine? É um dos filmes perdidos que tenho.
(4) Meu, carta assinada por um Nobel é para quem pode e não para quer! Artigo na Economics Letteres! Caralho! Parabens!

Inte

3:10 PM  
Blogger Erik Figueiredo said...

Achei bem interessante a escolha deste ano. É uma área bem específica mesmo. Na UFRGS o Giácomo ainda apresenta algo sobre isso em Micro III, mas não fiz esta disciplina. Assiti, certa vez, uma apresentação do Vinícius Carrasco sobre princípio da revelação aplicado ao mercado de trabalho. Não entendi muita coisa.

7:03 PM  

Postar um comentário

<< Home