terça-feira, abril 24, 2007

conjuntura e frustração

Uma parcela significante dos economistas sérios que eu conheço tem grandes reservas ao falar sobre tópicos de conjuntura em economia, e de forma mais geral emitir opiniões sobre assuntos relacionados a economia política. Na minha opinião isso é causado pela extrema superficialidade das discussões e para cada novo assunto que aparece na mídia temos sempre o mesmo conjunto de "especialistas em qualquer assunto" para emitir suas preciosas opiniões. Como um amigo meu sempre diz -"Economistas só dizem coisas óbvias". Mais é mais grave que isso, em geral essas opiniões não tem o menor suporte empírico, e em boa parte dos casos os "especialistas" nem perdem tempo olhando para os dados. Bem frustrante para os economistas sérios.
Por isso quando vejo um artigo como esse "É a economia, companheiro!": uma análise empírica da reeleição de Lula com base em dados municipais" Autor: Carraro, A. & Araujo Jr., A.F. & Damé, O.M. & Monasterio, L.M. & Shikida, C.D.
eu tenho minhas esperanças renovadas. Eu de longe não sou especialista em economia política aplicada, mas é sempre interessante ler um artigo que tem uma fundamentação sólida para suas conclusões. E além de tudo eles usam ferramentas de econometria espacial, que é um tópico muito interessante em econometria, e infelizmente pouco explorado, principalmente aqui no Brasil.
Além de tudo, para azar do pessoal de BH e sorte do pessoal do Ibmec São Paulo, nós roubamos deles esse elemento aqui . Posso dizer que o capital humano do Ibmec São Paulo teve um acréscimo enorme, e ele reativou muitas discussões acadêmicas que estavam meio apagadas, incluindo os tópicos de Economia Regional e Macroeconomia Empírica que ele trabalha, e com isso está incentivando várias pesquisas por aqui. Não adianta que não devolvemos.