sábado, fevereiro 24, 2007

Dr. Fantástico


Hoje completei minha coleção de filmes do Kubrick, comprando Dr. Strangelove. Por coincidência o Cristiano escreveu hoje também sobre o seu quinto favorito "2001 - A Space Odissey". Ele descreve em palavras muito melhores do que eu conseguiria escrever sobre esse filme. Só que para mim 2001 é o primeiro entre todos. E na lista do 10 primeiros entrariam facilmente A Clockwork Orange e em especial Paths of Glory.
Sujeitinho perverso esse Kubrick. Montou uma comédia de humor negro sobre aniquilação nuclear. Montada sobre uma análise de game theory absolutamente impecável. E com Peter Sellers tão fantástico (sem trocadilho) que fica difícil de comentar este filme. E desesperadamente se tornando de novo atual.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Primeiramente, obrigado pela citação e o elogio do texto. Bom, Dr. Strangelove é foda. Peter Sellers é o cara mais engraçado que o cinema conheceu e Strangelove é seu melhor momento. A cena do telefonema ao presidente russo é antológica. Sem contar que melhor piada do cinema está em tal filme: você não pode brigar aqui, pois esta é a sala da guerra. Sobre Kubrick, certamente , se eu expandir a lista para os vinte melhores filmes que vi, Paths of Glory, Eyes Wide Shut, The Killing e Barry Lyndon entram. Sinceramente, este último, entra entre os dez. Cara, Barry Lyndon é o filme mais babaca já feito e sua genialidade vem deste fato. Também disputa palmo a palmo com Days of Heaven e The Last Emperor pela melhor fotografia do cinema. Seja como for, Kubrick é foda.

7:19 PM  

Postar um comentário

<< Home