quarta-feira, novembro 29, 2006

Evolução

Um fato da humanidade - em geral as pessoas estão presas ao passado. Mesmo que o passado não tenha sido grande coisa, existe uma tendência a se lembrar "naquela época eu era feliz, bla bla bla ...".
Eu nunca fui muito apegado ao passado não. Acho que o passado é a lição nós devemos lembrar de nossos erros, e não deve servir para muito mais do que isso. Uma manifestação análoga é a pessoa se prender a uma juventude que já se foi, o que é ainda mais triste, e tentar agir com 30 anos como se tivesse 18. Mais do que triste é de certa forma ridículo. A vida é sem dúvida muito melhor aos 30 e anos seguintes do que quando vc tinha 20 anos ou por aí. No meu caso acho que isso é ainda mais evidente - estou muito melhor hoje do que a sei lá, cinco anos atrás. Sei muito mais, não só de meus interesses acadêmicos (embora ainda muito longe de saber o mínimo suficiciente) como da vida em geral, e mesmo trabalhando bem mais, aproveito a vida de forma muuuito melhor hoje. Uma frase do Bukowski "Não deixem que te enganem - a vida começa aos 70".
Essa nota é apenas para notar que pequenas coincidências são bastante reveladoras.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Exetuando a parte meramente física do processo, não há nada melhor do que envelher. Sobre estar preso ao passado, bom, sou da teoria que sempre lembrarei aos meus filhos donde vim. É necessário para eles saberem que a familia nasceu em outras terras e toda a história familiar para eles descobrirem algumas coisas. Parece incrível, mas passado, na minha opinião, somente serve para isso e para termos bom senso. Essa coisa que você escreveu tão bem sobre "a época em que eu era feliz" não existe. É conversa para idiotas que não sabem o que querem da vida.

Também agradeço, sinceramente, pelo comentário deixando no blogue mantido por mim.

Cristiano

11:51 AM  

Postar um comentário

<< Home