quinta-feira, maio 04, 2006

livro do dia

É engraçado mas eu não me lembro quando comecei a ler Bukowski. Eu acredito que tenha sido em 1995, mas não tenho certeza. Também acho que o primeiro livro foi a coletânea de contos "Numa Fria". Desde então eu já li todos os seus livros de prosa, e uma parte razoável da poesia, que é ainda melhor.
Muitas pessoas amam e odeiam Bukowski pelos seus textos sobre bebedeira, sexo e baixarias em geral. Bukowski, para mim, foi um dos caras que escreveu sobre a impossibilidade da vida, sobre a sobrevivência em um mundo sem sentido. Mas o que eu mais gosto é que ele mostrava que mesmo na miséria e na sarjeta ele viveu a vida que escolheu, e como isso era mais importante que dinheiro e conforto.
Ler Bukowski era como bater um papo com aquele seu melhor amigo. Quando vc está sozinho e ferrado. Como frequentemente estou sozinho e ferrado, ja perdi a conta de quantas vezes li cada livro. Thanks Hank.
Além disso ele me mostrou outros escritores ainda mais fantásticos. Knut Hamsun. Fante. Celine. Sherwood Anderson.

Esse livro em especial é meu favorito, mas poderia ser qualquer outro.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Bukowski é foda. Influência total. Discordo sobre o livro. Considero o "Factotum" como o mais bem realizado dele. Entretanto, é um romance e não uma coletânea de contos. Seja como for, leia um escritor chamado Raymmond Carver. Sem sacanagem, Carver, na minha opinião, consegue ser mais brilhante que Bukowski.

2:28 PM  

Postar um comentário

<< Home